Os gasparenses que viajaram na última semana para a disputa da competição Montain Do, maratona no deserto do Atacama, no Chile, conquistaram bons resultados. Dênis Reinert foi o primeiro no percurso de 42 quilômetros na categoria de 24 a 35 anos. Maurício Pamplona, de 54 anos, também foi campeão em sua categoria. Rafael Dagnoni não conseguiu classificação entre os três primeiros devido a dores lombares, mas ainda assim concluiu com bom tempo.
A largada ocorreu em San Pedro do Atacama, com 700 competidores ? a maioria brasileiros. A organização da prova precisou mudar o trajeto na véspera da maratona em decorrência de um fenômeno que não ocorria a mais de 30 anos no local: chuvas torrenciais. No novo percurso, a prova passava a contar com uma duna de 800 metros de extensão, numa altitude de 2800 metros, o que tornou a prova ainda mais desafiadora.
Apesar disso, os três competidores gasparenses alcançaram o maior objetivo, que era completar a maratona. Para Maurício Pamplona, essa é apenas a primeira parte do desafio, já que prestes a completar 55 anos, ele pretende percorrer 550 quilômetros correndo em competições, número 10 vezes maior do que a nova idade.
Dificuldades
No domingo, 17, a largada foi sob temperatura de míseros oito graus. Nos momentos seguintes, porém, o clima esquentou e, no momento da chegada, cerca de cinco horas depois, a temperatura atingia 42 graus.
Dênis relata que a maior dificuldade foi após a temida duna. "No quilômetro 32, comecei a sofrer com câimbras devido à falta de oxigenação muscular, provocada pela altitude elevada". Nos quilômetros seguintes as dores acompanharam o competidor e quase o fizeram duvidar da conclusão. "Faltando apenas dois quilômetros, avistei árvores e casas. Foi quando veio o alívio de saber que iria terminar a prova".
Dênis Reinert ficou em primeiro na categoria sub-35, com um tempo final de 3 horas e 51 minutos, e Maurício Pamplona foi o primeiro da categoria Master, com 4 horas e 22 minutos. Já Rafael Dagnoni, que também competia na categoria Master, concluiu em 5 horas e 26 minutos, conquistando o 42º lugar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).