Luciano Andrieti, o atleta que orgulha Gaspar nas competições de bicicross - Jornal Cruzeiro do Vale

Luciano Andrieti, o atleta que orgulha Gaspar nas competições de bicicross

19/04/2024
Luciano Andrieti, o atleta que orgulha Gaspar nas competições de bicicross

Gaspar no topo! Mais uma vez, o gasparense Luciano Andrieti se destacou a nível internacional e voltou para a cidade Coração do Vale com troféus de ouros no Pan-Americano e em uma etapa do Sul-Americano de BMX Bicicross, ambos disputados em Bogotá, na Colômbia. A melhor colocação nas disputas, competindo com dezenas de atletas excelentes, é resultado de muito esforço.

Luciano comemora os resultados e compartilha como foi a experiência. “Foi bem difícil. Minha primeira vez competindo na altitude. A pista era bem longa e difícil. Me ajudou muito ter vindo uma semana antes, tanto para adaptação com a altitude quanto da pista”. Segundo o atleta, vestir a camisa do Brasil é sempre especial. “Poder representar minha cidade, meu estado e meu país é incrível. Ainda mais quando conseguimos chegar no lugar mais alto do pódio”, destaca.

O gasparense temeu comprometer seu resultado por conta das finais serem muito próximas uma da outra. “Passou pela minha cabeça abrir mão da Aro 20 para focar só na Aro 24. Achei que não ia dar conta do recado. Mas as mensagens que recebi durante o dia e o incentivo dos meus amigos que aqui estavam me empurraram para frente e, no final, deu tudo certo”, conta Luciano vibrando as vitórias.

Muito feliz com o seu desempenho, Luciano deixa seu agradecimento a quem acreditou no seu potencial. “A todos que torcem por mim e me ajudam, meu muito obrigado! Não é fácil fazer esporte no nosso país. Não posso deixar de agradecer a nossa prefeitura que, de uns anos para cá, vem apoiando o esporte gasparense como nunca tivemos antes. Com o ‘Bolsa Atleta’ e também as passagens para eu poder competir fora do país”.

Vale destacar que Luciano Andrieti é um dos mais de 60 atletas gasparenses contemplados pelo Programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). O programa serve como uma ferramenta de incentivo ao atleta local. Os beneficiários do programa recebem um auxílio financeiro mensal que ajudam no custeio de suas despesas em competições.

Uma história de superação, muita garra e foco

Quando se fala no Luciano Andrieti, logo vem em mente a palavra ‘determinação’. Afinal, o atleta é um exemplo de foco, disciplina e constância. Em 2022, na sua melhor fase como campeão brasileiro e participando da tão sonhada final de mundial, uma queda mudou os rumos do atleta. “Estava em terceiro lugar no mundial e, após sofrer a queda, caí para a oitava colocação. Logo em seguida, fui para Oldsmar e novamente tive uma queda na final, rompendo o ligamento do joelho”, relembra.

O atleta não se deixou abalar e seguiu com o tratamento médico. “Fiz cirurgia, fisioterapia, tudo certinho... Voltei a treinar e cheguei no meu 100%. Mas não demorou para que eu tivesse uma lesão no menisco, no mesmo joelho passado, e precisei de mais uma cirurgia. Novamente, passei por todo o processo de reabilitação. Mas, infelizmente, tive que passar pela terceira cirurgia, já que o menisco não aguentou”, conta Luciano.

De acordo com o gasparense, essa foi uma fase muito complicada. “Nessa terceira cirurgia, eu troquei de médico e, graças a Deus, estou totalmente recuperado. A última cirurgia foi no dia 12 de dezembro de 2023. Então essa vitória na Colômbia foi muito especial, sendo que tive apenas quatro meses para me recuperar e entrar em forma para essa competição”.

Novos desafios

Entre os dias 12 a 18 de maio será realizada o Mundial de BMX Racing, na cidade de Rock Hill, na Carolina do Sul, Estados Unidos. “Será minha 3ª participação em mundiais. Neste ano, eu me sinto preparado e os títulos sul e pan-americanos mostram que eu estou pronto para realizar o sonho de ser campeão mundial. Vou me doar ao máximo para trazer esse título aqui para Gaspar”, afirma o atleta.

Na disputa do mundial, Luciano Andrieti ficará por duas semanas no Estados Unidos, o que gera uma despesa muito grande. Empresas e até mesmo comunidades que tiverem interesse em apoiar a ida do atleta gasparense em busca do título mundial podem entrar em contato com ele via WhatsApp (47) 99929-7118.

Projetos

Outro ponto levantado por Luciano é o sonho de popularizar o Bicicross em Gaspar e, assim, dar espaço para crianças e adolescentes desenvolverem seus talentos. Atualmente, o atleta tem um projeto com a Prefeitura de Gaspar para instalar uma pista de bicicross na cidade. “Eu participei desse projeto e sonho com essa pista para que um dia eu possa passar um pouco da minha experiência para a nova geração, com uma escolinha para essa criançada”, afirma.

Luciano explica que o projeto está só no papel, mas que já tem um terreno para, futuramente, receber a estrutura. “O terreno fica na localidade das Águas Negras. É um sonho que temos: uma pista para uma futura geração, uma base. A gente ainda não tem base, temos poucos pilotos em Gaspar e são todos adultos. Ainda não temos crianças”.

Trajetória esportiva marcada por muitas conquistas

Luciano Andrieti nasceu em 23 de junho de 1984. Seu amor por atividades físicas vem de muitos anos. “Nunca gostei de esportes coletivos. Então, quando conheci o bicicross, me apaixonei lá em 2001. Porque nesse esporte é você e a bike”, conta. Morador do bairro Bateias, competiu em vários estados do Brasil, conquistando diversos títulos. É tricampeão brasileiro, com títulos em Brasília (2008), Paulínia (2021) e Londrina (2022). Teve a oportunidade de disputar três panamericanos: no Brasil, no Peru e na Colômbia. Desses, ganhou dois. Também competiu em dois mundiais e participou de disputas internacionais.

 

 

 

Edição 2149

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.