Seis das nove modalidades que integram a programação da 8ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começam nesta quarta-feira (21), primeiro dia de competições em Brusque: atletismo, bocha, basquete, futsal, goalball e xadrez. As disputas no ciclismo ocorrem apenas na quinta-feira (22), quando serão definidos os primeiros troféus. Os jogos de tênis de mesa também começam nesta quinta-feira; e as provas de natação serão somente na sexta-feira (23). Participam da competição aproximadamente 1,9 mil atletas, representando 51 municípios, que vão competir até o próximo domingo (25).
As delegações começaram a chegar a Brusque nesta terça-feira (20) e os atletas estão sendo divididos, de acordo com a classificação funcional, em quatro segmentos: deficiência física (D.F.); auditiva (D.A.); intelectual (D.I.) e visual (D.V.). O atletismo será realizado no Sesi; o basquete será no ginásio de esportes do Sesc; bocha, na Arena Brusque e na Associação Santa Rita; ciclismo, no kartódromo; futsal, na Associação Esportiva Guarani; natação, no Clube Caça e Tiro Araújo Brusque; goalball, no ginásio de esportes do Bairro São Luiz; tênis de mesa, na Arena Brusque; e xadrez, no Clube Bandeirantes.
"Ser sede dos Parajasc significa criar oportunidades de inclusão social para as pessoas com deficiência, superar barreiras na luta contra o preconceito e propiciar igualdade de acesso aos locais de competição por parte das pessoas com alguma deficiência?, destacou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Marcelo Cavichiolo.
Brusque, que é o município berço dos Jogos Abertos, também quer dar exemplo de solidariedade ?e fortalecer a atividade de quem trabalha com o paradesporto, despertando a consciência da população para reduzir a desigualdade social?, completa Cavichiolo.
As modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação, tênis de mesa e xadrez serão disputadas no feminino e no masculino; o futsal, só no masculino; e o basquete terá competição no masculino, no segmento D.I; e equipe mista no D.F. em cadeira de rodas. Estão em disputa troféus e medalhas por modalidade, por naipe e por segmento de deficiência, e para os três primeiros na classificação geral.
A disputa dos Parajasc começou em 2005, em Chapecó. No ano seguinte, a sede foi Joaçaba. Os jogos de 2007 foram em Jaraguá do Sul; Chapecó voltou a ser sede em 2008, seguida por Caçador, em 2009; e os Parajasc de 2010 foram em Itajaí. Chapecó foi campeão geral em cinco edições e Joinville ganhou o título no ano passado, quando Chapecó ficou com o vice-campeonato. Na edição de 2009, o regulamento da competição foi alterado e não houve um campeão geral.
Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e da prefeitura de Brusque.
Texto: Fundação Catarinense de Esporte
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).