A animada equipe da limpeza de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

A animada equipe da limpeza de Gaspar

16/02/2013

 

fotopg8abrecolorMD.jpgFaça chuva ou faça sol, o trabalho é feito com a mesma dedicação e força de vontade. A rotina é intensa, pesada, mas nada impede que a alegria e o bom humor estejam estampados em seus rostos. São muitas ruas percorridas diariamente e em uma delas há sempre alguém disposto a oferecer um copo d?água, um lanchinho ou um simples sorriso, que já contribui muito para continuar o trabalho. Profissão satisfatória, que rende lições e aprendizados todos os dias e possibilita muitas amizades. É assim que os garis Luciano Klaar, 30 anos, José Maurício da Luz, 45 anos, e o motorista Ademir Ankler, 42 anos, classificam a rotina de trabalho nas ruas de Gaspar.

Embora o esforço seja necessário a qualquer momento do dia, a equipe formada por eles trabalha com dedicação e muito bom humor. O trio inicia a jornada às 13h30 e segue até as 22h, coletando o lixo orgânico dos bairros Sete de Setembro ao Bela Vista. Há mais de um ano, Luciano, José e Ademir trabalham juntos nesta rota e, desde então, além de colegas de trabalho, acabaram se tornando grandes amigos. ?É preciso ter harmonia entre uma equipe, já que um precisa do outro. Isso com certeza nós temos. A gente se entende, aceita o jeito de cada um e assim nos damos bem?, revela Luciano.

Mas durante este tempo não foi apenas a amizade um do outro que eles acabaram conquistando. O trio é muito conhecido pelas ruas em que passa porque sempre leva um pouco de energia e alegria à comunidade. ?Não tem tempo ruim. Precisamos enfrentar algumas situações desagradáveis em nossa rotina, mas isso não é motivo para nos entristecermos. Estamos sempre brincando e sorrindo para todos?, afirma José, mais conhecido na cidade como tio Bili.

O jeito brincalhão e divertido com que a equipe faz a coleta de lixo é facilmente identificado e já conhecido pelos moradores. Além da alegria e do sorriso no rosto, os garis procuram inovar bastante durante o horário de trabalho. Ouvir pedidos das crianças, brincar com os cachorros, utilizar fantasias encontradas em meio ao lixo e arremessar sacolas no caminhão no melhor estilo jogador de basquete são apenas algumas das estratégias dos coletores para cativar dezenas de pessoas diariamente.

 

Dificuldades

O amor pelo trabalho é visível nos olhos de Luciano, tio Bili e Ademir, mas é inevitável que a equipe se lembre das dificuldades encontradas todos os dias. ?É um serviço sofrido. A gente sofre discriminação, encontra dificuldades, precisa enfrentar o mau tempo. Mas é preciso superar, erguer a cabeça e colocar um sorriso no rosto?, ressalta Luciano. Para eles, os dias de sol forte ou de muita chuva são os mais difíceis. As bombonas de coleta muito cheias e pesadas também dificultam o trabalho dos garis, que às vezes sofrem para erguê-las. ?Às vezes há falta de respeito por parte do morador. Muitas vezes, eles misturam vidros e peças cortantes em meio ao lixo. Por causa disso já nos machucamos bastante?, conta tio Bili. O motorista Ademir, que também já trabalhou como gari, reconhece as dificuldades enfrentadas pelos companheiros de trabalho. ?São coisas que precisamos superar?, ameniza.

 

Quem são eles 

Luciano: autodidata em inglês

fotopg8retrancalucianocolorMD.jpgLuciano Klaar, 30 anos, tem alegria e disposição de sobra pra exercer a função de gari. Já trabalhou em outras áreas, mas preferiu a liberdade que o serviço nas ruas concede. A experiência na área de coleta de lixo vem desde os 18 anos, quando encontrou um emprego em Blumenau. Morador do bairro Bateias, ele trabalha há pouco mais de um ano na Say Muller, que opera o serviço de coleta de lixo em Gaspar. O sorridente gari estudou até a oitava série e, mais tarde, encontrou no lixo uma nova forma de aprendizado. Sozinho, aprendeu a falar inglês com os livros que encontrava no lixo. Luciano é casado e tem três filhos. Para ele, ser gari é algo que o alegra muito, principalmente por poder conhecer tantas pessoas e transmitir a elas um pouco de alegria.

 

Ademir: responsabilidade ao volante

fotopg8retrancaademircolorMD.jpgAdemir Ankler, 42 anos, nasceu em Xaxim, mas mora em Gaspar há 16 anos. Antes de trabalhar em empresas de coleta de lixo, já havia sido motorista em empresas de outros setores. Há muitos anos, porém, decidiu trocar a função de motorista para ser gari em uma empresa de Blumenau. Mais tarde, nesta mesma empresa, conseguiu uma vaga para motorista de caminhão de lixo. Em Gaspar, seguiu a mesma trajetória. ?É bom trabalhar em uma equipe mais animada como essa?, admite. Morador do bairro Gaspar Mirim, casado e pai de sete filhos, Ademir também afirma gostar muito do que faz.

 


Tio Bili: amor pelo que faz

fotopg8retrancajoscolorMD.jpgJosé Maurício da Luz, 45 anos, o tio Bili, nasceu em Gaspar e hoje vive no bairro Gasparinho com a esposa. Antes de ser gari, também já havia trabalhado em outros lugares. A oportunidade de trabalhar com coleta de lixo surgiu há cerca de 15 anos e, desde então, tio Bili já pôde trabalhar em vários municípios. Tio Bili não esconde o amor que sente pela profissão e acredita que quando se faz aquilo que gosta a alegria passa a fazer parte da rotina.

 

 

Edição 1462

 

Comentários

guilherme tiago da luz
27/02/2013 22:17
o jose ,tio bili , é meu pai mas faz uns 6 anos ke naum o vejo fiquei orgulhoso em saber que ele gosta do ke faz, pai um dia desses a gente se encontra abraços
Say Muller Serviços / Administração
19/02/2013 15:22

Eles são popularmente chamados de garis, que tem por definição, segundo dicionário lixeiro ou varredor, porém nossa empresa prefere adotar como definição sendo eles, profissionais responsáveis pela higiene e estética das ruas das cidades, dos jardins, das praças e logradouros públicos.
Acrescentamos ainda, pessoas que fazem a alegria de muitas crianças e atraem muita admiração e respeito por parte de muitos moradores.

Nós da empresa Say Muller agradecemos a iniciativa deste jornal em mostrar a todos os moradores dessa cidade o belíssimo trabalho realizado por todos os nossos colaboradores. Nosso respeito se estende a todos os envolvidos nessa tarefa de limpar nossa cidade e que por sua vez são divididos em equipes da qual realizam o trabalho em diferentes bairros deste município.



Daniel Fernando Cardoso
19/02/2013 14:38
Boa tarde a todos;

Trabalhei durante anos indiretamente com os guerreiros da coleta.
Não só esses figuras da reportagem, mas toda a equipe que é composta de muitos outros figurões.

Admiração é o sentimento que sinto em saber do cotidiano desses trabalhadores, sabendo das dificuldades que passam com a falta de respeito de alguns.

Força de vontade é outro exemplo a ser seguido, pois se reclamamos as vezes do nosso trabalho é porque não tivemos a necessidade de passar pela dureza do trabalho da coleta de lixo.

Meus parabéns a todos os funcionários da SAY Muller que trabalham duramente todos os dias para levar embora aquilo que não nos serve mais, aquilo que pensamos não ter utilidade.

Fica a dica para todos respeitarem esses profissionais que ainda bem que existem, deixo minha admiração, meu respeito e meus agradecimentos pessoais.

Daniel Fernando Cardoso
Alex SP
19/02/2013 09:04
Esses são exemplos de vida e, parabéns. É um prazer ter o mauricio em nossa familia a alegria dele e contagiante!
william
16/02/2013 23:36
e isso ai pessoal do cruzeiro do vale ,esses caras merecem respeito e dignidade.se nao fossem eles o que seria da nossa cidade.parabens para esses guerreiros.
Leticia
16/02/2013 14:21
Parabéns a estes guerreiros!!!
O Luciano é uma pessoa maravilhosa e quem teve a chance de o conhecer, nunca esquecerá a alegria de pessoa que ele é.Sempre muito simpático, batalhador e o demais: Muito inteligente!!! Ele fala vários idiomas e aprendeu tudo sozinho. Quem não lembra do Luciano coletando lixo no centro vestido de pantera cor de rosa sexy????

Parabéns ao Cruzeiro por descrever e dar a chance de Gaspar conhece-los mais um pouco!
Rodrigo
15/02/2013 12:56
Fala tio Billi...'' Alo, alo...alo meu amor...kkk...''titio''...''titio''...kkk
Sao pessoas guerreiras que merecem todo respeito!
Agradecido
15/02/2013 12:56
É isso ai pessoal, não dêem bola pro pessoal rabujento que fica xiando, o trabalho de voces é muito especial e digno, parabéns !!!
Muito engraçado o ''huuuuuuww'' do tio Bili ...kkk

Obrigado pelo trabalho bem feito !
Thiago
15/02/2013 09:21
Nós só temos a elogiar pelo grande trabalho que prestam ao povo, pois não é nada fácil ficar pendurado e pulando da traseira de um caminhão toda hora e de madrugada.
Parabéns a eles e nós precisamos deles.
São soldados da limpeza emprego digno justo honesto de sustento as suas familias é um previlégio ser "lixeiro como dizem" são muito mais dignos e trabalhadores do que muitos políticos e pessoas engravatadas
Sintam orgulho de ser chamados de "lixeiros"
Margarete Serafim
15/02/2013 09:05
Parabéns a vocês Ademir, Tio Bili, Luciano e a empresa para qual presta esse serviço. Imagino que essa alegria se estende aos demais colaboradores na formação do grande grupo a qual pertence essa equipe. Sou moradora do bairro Santa Terezinha e aproveito para parabenizar o trabalho que a equipe responsável por este bairro aqui faz. Aproveito para destacar que o serviço por eles prestado é de muita qualidade e responsabilidade. Parabéns !
Bairro sete
15/02/2013 08:49
Sinceramente eles são muito guerreiros mesmos, faça chuva ou faça sol eles estão lá sempre de bom humor, O tio Bili na nossa rua ele é conhecido como Chiquinho e é muito engraçado que quando as crianças escutam que o lixeiro está entrando em nossa rua elas correm para a beira da estrada ou ficam na janela esperando eles passarem para gritar " vai lá chiquinho"
Miriam
15/02/2013 08:33
Parabéns a estes guerreiros, que Deus abençõe voces.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.