Os personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e a Cuca, vão sair das páginas dos livros de Monteiro Lobato e ganhar espaço na imaginação dos alunos das escolas Ivo D´Aquino, Madre Francisca Lampel e Ervino Venturi, que nos próximos dias 18, 19 e 20 vão participar da Semana de Lobato.
Organizada pela equipe da Biblioteca Dom Daniel Hostin, a atividade tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato. Nos três dias, pela manhã e pela tarde, a equipe do Proler vai organizar momentos de contação de histórias para as crianças das escolas participantes.
Lúcia Kistner, coordenadora do Proler de Gaspar, explica que todos os anos a Biblioteca organiza momentos de leitura na Semana Nacional do Livro Infantil. ?Estes momentos acontecem dentro da biblioteca como uma forma de atrair as crianças para cá. Contamos histórias e mostramos para elas como funciona a biblioteca?, explica.
Já em outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro, Lucia lembra que a Biblioteca sai de seu espaço e vai para a praça, onde centenas de crianças participam de momentos de contação de histórias.
Homenageado
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história ?A Menina do Nariz Arrebitado?, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
edição 1283
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).