Ação comemora o Dia do Livro Infantil - Jornal Cruzeiro do Vale

Ação comemora o Dia do Livro Infantil

16/04/2011


fotopg15abreMD.jpgOs personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e a Cuca, vão sair das páginas dos livros de Monteiro Lobato e ganhar espaço na imaginação dos alunos das escolas Ivo D´Aquino, Madre Francisca Lampel e Ervino Venturi, que nos próximos dias 18, 19 e 20 vão participar da Semana de Lobato.

Organizada pela equipe da Biblioteca Dom Daniel Hostin, a atividade tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato. Nos três dias, pela manhã e pela tarde, a equipe do Proler vai organizar momentos de contação de histórias para as crianças das escolas participantes.

Lúcia Kistner, coordenadora do Proler de Gaspar, explica que todos os anos a Biblioteca organiza momentos de leitura na Semana Nacional do Livro Infantil. ?Estes momentos acontecem dentro da biblioteca como uma forma de atrair as crianças para cá. Contamos histórias e mostramos para elas como funciona a biblioteca?, explica.
Já em outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro, Lucia lembra que a Biblioteca sai de seu espaço e vai para a praça, onde centenas de crianças participam de momentos de contação de histórias.


Homenageado


Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história ?A Menina do Nariz Arrebitado?, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

 

edição 1283

Comentários

Victor Caglioni
16/04/2011 22:26
Mais um vez a equipe da Biblioteca Dom Daniel Hostins, de Gaspar, merece parabéns pelo trabalho que desenvolvem. Há anos que Gaspar pode presenciar essa bela iniciativa de criar uma cultura da leitura, onde a praça, o mais dinâmico espaço público de uma cidade, ganha novas perspectivas, aproximando todos que por ai passarem, em especial as crianças, jovens,escolares, adultos sem distinção, da cultura. É uma ótima oportunidade para educadores e familiares, de aproveitarem para fortalecerem e redescobrirem que nossa cidade tem uma biblioteca e ela é acessível, que recebe acervos novos e é um espaço que possui oportunidades de conhecermos e exercemos parte de nossa cidadania. O fortalecimento de qualquer cultura, passa pelo letramento e seu exercício contínuo, excelente exemplo. Livros são sempre bons representantes de uma cultura viva. Parabéns aos responsáveis, esse é o tipo de atitude que demos propagar em Gaspar.
Marclayton Pereira de Morais
16/04/2011 10:37
Digno de elogio e de grande maestria a equipe da Biblioteca Dom Daniel Hostin; sempre com criatividade empenhando a semear o conhecimento dos cidadãos quer de Gaspar quer de cidades circuvizinhas. Parabéns!!!

Grande escritor Monteiro Lobato, advogado por pressão, visionário sobre a riqueza brasileira: petróleo. Seus personagens do 'Sítio do Picapau Amarelo' foi uma maneira encontrada por ele de expressar sua idéias oprimidas. Por exemplos, Dona Benta representa a experiência ligada acessibilidade aos moços. E, Tia Anastácia representa a falta de cultura que temos e o medo do desconhecido. São personagens que na época era a realidade; escravos entre aspas , libertados. Sim a valorização da educação é uma vacina imunizadora do regresso ou má distribuição de renda

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.