Ações visam combater a violência - Jornal Cruzeiro do Vale

Ações visam combater a violência

12/05/2009

11MD.jpgCom o objetivo de promover ações de combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes na cidade, integrantes da Comissão de Enfrentamento à Violência Infantil, Comevi, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 8, e programaram diversas atividades que acontecem nesta semana e seguem até o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Infantil.
Distribuição de folhetos, palestras e exposição de faixas e cartazes estão entre as ações a serem realizadas no decorrer da semana. O psicólogo João Batista Cardoso de Aguiar, presidente da Comevi, explica que todas as ações visam orientar a comunidade sobre a importância de se previnir a ocorrência destes fatos na cidade.
Nesta terça-feira, 12, integrantes da Comissão participam de um encontro de educadores da rede municipal de ensino. Na ocasião serão distribuídos folhetos com diversas informações que as professoras deverão trabalhar em sala de aula. No dia 18 de maio está programado um comando de trânsito, com apoio da Polícia Militar, e a distribuição de folders pelas ruas centrais da cidade. "Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas que for possível e oferecer instruções e orientações para toda a comunidade", revela João.
Segundo o psicólogo, este é o primeiro passo da equipe da Comevi para uma ampliação da discussão da violência sexual infantil. "No mês de agosto comemoramos o Dia Municipal de Combate à Violência e em setembro comemoramos o Dia Estadual, queremos dar um primeiro passo agora em maio para que uma grande mobilização possa ser feita nestes dois meses", comenta o coordenador da Comevi.

Orientações
Os folders que serão distribuídos no decorrer desta semana oferecem orientações sobre o abuso sexual, explicam o que é a violência sexual contra crianças e adolescentes, orientam sobre os sinais que a criança e ou adolescente apresentam quando estão sofrendo abuso e violência, entre outras informações. O material foi produzido pelo Programa Sentinela, que possui uma equipe multidisciplinar preparada para atender as crianças e adolescentes vítimas destes abusos.

Serviço:

Denúncias de violência sexual infantil podem ser feitas no Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, no telefone 3397-0047, ou ainda através do Conselho Tutelar - 3332-0193, ou Polícia Civil - 197, e Militar 0800-481717.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.