Com o objetivo de dar mais agilidade ao processo de confecção das carteiras de identidade, a Prefeitura de Gaspar firmou contrato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para que o documento possa ser confeccionado na cidade.
O novo procedimento agilizará em cerca de um mês o processo de confecção da carteira de identidade, que atualmente demora cerca de 40 dias para ficar pronta. Com o novo sistema, pessoas como Airto Bento poderão retirar o documento em apenas dez dias após a entrada nos papéis. Ele é morador do bairro Sete de Setembro e na manhã desta segunda-feira, 23, esteve na Prefeitura para fazer uma nova carteira de identidade.
João Paulo Moreira da Costa, secretário de Administração e Finanças, revela que atualmente Gaspar confecciona cerca de 350 carteiras de identidade por mês, destas 60% são carteiras de segunda via. "Nós damos entrada nos papéis aqui na prefeitura, mas encaminhamos os documentos para que a carteira seja confeccionada em Blumenau. Com o novo sistema, as carteiras serão confeccionadas aqui, por isso o processo será mais ágil", explica. Além das carteiras dos cidadãos gasparenses, a Prefeitura de Gaspar também confeccionará as carteiras de identidade dos moradores de Ilhota, diminuindo assim a demanda de serviços de Blumenau, que atualmente confecciona cerca de 1200 carteiras por mês.
Os documentos produzidos em Gaspar serão assinados por João Paulo. O secretário destaca que foram necessários cerca de trinta dias de negociação com a Secretaria de Segurança Pública para conseguir instalar o programa em Gaspar. "A Secretaria estava mudando o sistema e nós aproveitamos para mudar o processo na cidade. Este não é um serviço fácil de se conseguir, mas nós obtivemos êxito", comemora o secretário. O novo serviço será implantado no prazo de 20 dias.
Novo local
Além da agilidade, há cerca de trinta dias a sala de atendimento para a confecção de carteira de identidade, carteira de trabalho e alistamento militar mudou de local, visando um melhor atendimento para a população. Antes, as pessoas eram atendidas na recepção da prefeitura, agora, o atendimento acontece em uma sala ampla e reservada.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).