Médico, publicitário, engenheiro, analista de sistemas. Estas são apenas quatro profissões das centenas existentes em diversas áreas e que plantam dúvidas na cabeça dos adolescentes, que ainda nem sequer saíram do ensino médio e já devem escolher que destino dar à sua vida. Para dar auxílio nesta difícil decisão escolas e instituições promovem eventos, palestras e até executam testes vocacionais. Um destes eventos é o Opção Profissional do Área, OPA, organizado pela Universidade do Vale do Itajaí, Univali. Ele é aberto a todas as escolas que desejarem se inscrever e acontece neste sábado, 23. O Colégio Universitário e o Colégio Madre Francisca Lampel serão dois educandários gasparenses que aproveitarão a oportunidade oferecida.
Entre as qualidades do evento da Univali, Jeovani Schmitt, coordenador do Colégio Madre Francisca Lampel, ressalta a flexibilidade das escolhas de palestras. O estudante pode escolher quatro palestras de seu gosto para assistir naquele dia, e ainda tem a possibilidade de visitar os laboratórios da universidade. Ao todo 60 alunos de todo o ensino médio participarão do OPA 2010.
Um grupo de 15 alunos do Colégio Universitário também irá à universidade neste dia. Além do OPA, o Colégio Universitário costuma organizar visitas às instituições de ensino superior, receber representantes das mesmas na escola e também programar uma ?Semana das Profissões? para que alunos do segundo ano e terceirão possam conhecer um pouco mais sobre as profissões. ?Fazemos também muitas conversas com profissionais da área, que estão inseridos no mercado de trabalho e tem experiência para falar sobre os lados positivos e negativos de cada carreira?, conta a diretora, Sandra Maria de Aguiar. Ela afirma que a fonte de muitas dúvidas é o grande leque de profissões existente, em que cada área se divide em muitas carreiras.
Jeovani concorda que a grande quantidade de opções causa muita confusão entre os indecisos. Ele lembra também o papel dos pais na decisão da profissão do filho. ?Os pais podem dar pistas, orientar. Porém pressionar o filho a seguir tal carreira não dá certo. Os alunos que seguem o desejo de seus pais e não os próprios tendem a desistir nos primeiros semestres ou a mudar de curso?.
OPA oferece amplo panorama sobre as profissões e auxilia estudantes a escolherem seu destino na Universidade
Na décima edição do OPA, a Universidade do Vale do Itajaí abre suas portas para os estudantes que pretendem saber mais sobre as diversas opções que eles tem a possibilidade de escolher. Para este ano é esperado um público de aproximadamente 4 500 pessoas.
?As palestras dão uma visão geral do curso e da profissão, mostram dificuldades e trazem informações sobre a situação do mercado de trabalho?, explica Cláudia Schissl, professora de psicologia e uma das organizadoras do evento. Fazem parte da organização do OPA cerca de 600 pessoas, sendo elas professores, acadêmicos e funcionários, que montam as palestras e atrações de cada curso.
O objetivo maior do evento é, de acordo com Cláudia, facilitar o processo de escolha, fornecer informação profissional e provocar reflexões sobre estas informações adquiridas. Ela destaca que o conhecimento adquirido neste dia é importante tanto para aqueles que estão completamente em dúvida quanto para aqueles que já estão decididos, pois ele vai além do que é ensinado dentro das salas de aula da Univali. Para isto, nas palestras se encontram pelo menos um professor, um acadêmico, para falar sobre a experiência que tem agora na universidade, e um egresso, um ex-aluno que já está inserido no mercado de trabalho e o conhece o suficiente para discursar sobre o cenário. Na oportunidade também são abordadas as tendências de mercado, áreas aquecidas e as possibilidades de bolsa de estudo.
Em paralelo, acontece a feira das profissões, com atividades mais práticas em que os alunos podem observar ou, às vezes, até mesmo manusear equipamentos e ter experiências. Além disso há também sorteio de bolsas de estudo para cursos de idiomas, shows de dança e música nas diversas lanchonetes do campus e um cinema 3D, para o qual serão sorteados ingressos a cada 30 minutos e que exibirá um filme sobre ecologia.
edição 1240
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).