Mais um mês se inicia e com ele uma grande campanha volta a ganhar destaque em rede nacional: o 'Agosto Lilás'. A ação tem como foco conscientização em relação à violência doméstica e familiar contra a mulher e repercute como forma de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha.
Neste ano, a campanha tem um reforço necessário e que merece destaque. Após sansão do presidente Jair Bolsonaro, sem vetos à Lei 14.188 de 2021, foi incluído o crime de violência psicológica contra a mulher no Código Penal. A mudança prevê, entre outras medidas, que a letra X escrita na mão da mulher sirva como sinal de denúncia de violência em curso.
A campanha
Você sabia que o 'Agosto Lilás' foi criado em 2016 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM)? O intuito da ação era comemorar os dez anos da Lei Maria da Penha. Desta forma, resultou em mobilizações, palestras e rodas de conversa. Com o tempo, se tornou uma grande campanha consolidada em todo o Brasil.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).