O verão está chegando e com ele a vontade das pessoas em estar com o peso ideal aumenta cada vez mais. Devido a preocupação com a estética e com os quilinhos que foram adquiridos durante o inverno, a primeira coisa que vem à mente das pessoas que não estão satisfeitas com o corpo é fazer uma cirurgia. O que muitos não sabem é que, com uma alimentação saudável e balanceada, as gordurinhas que estão sobrando também podem ser eliminadas.
Segundo a nutricionista Daniela Wilke, 90% das pessoas que procuram o auxílio de especialistas na rede pública de saúde de Gaspar estão acima do peso, geralmente apresentando problemas como pressão alta e diabetes. Os outros 10% são compostos por pessoas que estão abaixo do peso ou que apresentam algum problema de saúde relacionado à má alimentação. ?São raros os casos de pessoas que nos procuram para ter orientações de alimentação saudável?, declara a nutricionista, que diz que a preocupação com a alimentação geralmente surge após o desenvolvimento de alguma doença. Ainda segundo a nutricionista, é necessário a mudança nos hábitos alimentares não somente nesta época do ano, pois o organismo precisa se adaptar às mudanças.
Foi pensando em conscientizar as pessoas de que é importante ter uma alimentação saudável que o Ministério da Saúde criou mais uma iniciativa dentro da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
A partir dos próximos meses, todas as Unidades Básicas de Saúde vão contar com equipamentos especializados para que as pessoas possam conferir se seu peso está ideal para a altura.
Para Edson Nilson, coordenador de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, a expectativa é de que as orientações sobre alimentação saudável cheguem cada vez mais perto dos cidadãos.
Dicas para perder peso de forma saudável
O aumento no consumo de verduras legumes e frutas e a diminuição no consumo de açucares e gorduras são apenas alguns exemplos de formas saudáveis de perder peso e prevenir doenças. Aumentar o consumo de fibras, vitaminas e minerais também faz parte da lista. Segundo a nutricionista Daniela Wilke, com a chegada da nova estação, é importante cuidar com o consumo de picolés e sorvetes, pelo fato de conter muito açúcar e calorias. ?Esses alimentos podem ser substituídos por frutas como a melancia, que, além de refrescar, auxilia na reposição de água e sais minerais?, diz. Outra forma de eliminar as toxinas do corpo é através do consumo de água, que também evita a desnutrição. Veja abaixo uma lista de 10 passos para ter uma alimentação saudável:
1 ? Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia.
2 ? Inclua diariamente porções do grupo de cereais, tubérculos, raízes, pães e massas nas refeições.
3 ? Coma diariamente pelo menos três porções de legume e verdura.
4 ? Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana.
5 ? Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carne, aves, peixes ou ovos.
6 ? Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais.
7 ? Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados.
8 ? Diminua a quantidade de sal na comida.
9 ? Beba pelo menos dois litros de água por dia.
10 ? Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e fumo.
Fonte: Ministério da Saúde
Edição 1346
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).