Um projeto desenvolvido pela Escola Augusto Schramm resgatou informações históricas sobre o educandário e também do bairro Macuco, onde ele está localizado.
A história da escola estava perdida no tempo, e segundo a professora Ivonete Zimmermann Morlo, responsável pelo trabalho, sequer a data de fundação era conhecida.
As pesquisas iniciaram em 2009 e só foram finalizadas em outubro do ano passado. Todos os 19 alunos da escola multisseriada estiveram envolvidos no projeto, que fez um resgate por meio de pesquisa e depoimentos obtidos em entrevistas com os moradores mais antigos do bairro. ?Sentimos a necessidade de pesquisar a data da fundação da escola, pois até então quando estudávamos sobre o tema ?escola? não tínhamos os dados completos?, explica a professora. Ivonete contou com a ajuda de ex-alunos, ex-servidores e de uma empresa do bairro para obter dados perdidos na história, até que finalmente encontrou a data de fundação do educandário: 6 de março de 1944.Os resultados da pesquisa foram além do esperado, e as crianças conseguiram descobrir informações importantes com uma ex-professora aposentada Lucia Bendini Schramm, que por muitos anos lecionou no local e possuía uma ata escrita desde 1970 em que estava registrada toda história da comunidade do bairro Macuco.
Hoje, a escola tem acesso a este documento e todos os anos representantes vão até a casa de Lúcia buscar uma cópia da ata atual, que deve ser comparada com estudos feitos sobre a escola no decorrer do ano. Este material pode ser usado pelos alunos para pesquisa, leitura, e assim as crianças podem buscar mais sobre a comunidade. ?Este foi um trabalho gratificante, um regate que jamais esqueceremos?, define Ivonete.
Neste ano, a Escola Augusto Schramm completou seus 67 anos de existência, número descoberto devido à pesquisa e pela primeira vez seus alunos puderam comemorar o aniversário da escola.
A grande festa aconteceu durante a visita do programa Carrossel, quando a professora Ivonete decidiu reunir pais e alunos e servir um bolo de aniversário para toda a comunidade. O evento foi realizado no dia 12 de março, um sábado, e contou com a presença de um grande público. Na ocasião, foi contada a história da escola para os presentes e toda a comunidade festejou os 67 anos do educandário do bairro.
edição 1277
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).