A educação ambiental é um processo de aprendizagem contínuo e participativo que tem o intuito de criar uma consciência ecológica nas pessoas. Neste sentido, as ações organizadas pelo Samae buscam reforçar o compromisso social com a comunidade e disseminar princípios e práticas de preservação do meio ambiente e cidadania. Para tratar deste tema, o Samae realizou este mês uma série de palestras com alunos do 1º ao 5º ano na Escola Dolores Krauss.
Através de uma linguagem acessível às crianças e de forma lúdica, servidores do Samae falaram para mais de 300 estudantes sobre a redução da produção de resíduos; a separação do lixo orgânico, sendo que este pode ser enviado para o processo de compostagem; reutilização de materiais e os dias da coleta do lixo orgânico e reciclável.
Para o servidor do Samae Daniel Fernando Cardoso é na infância que a criança já começa a formular seus próprios conceitos. ?As crianças são formadores de opinião. Irão crescer com o conceito formado sobre a importância da segregação dos resíduos. É mais interessante para o aluno quando vem alguém de fora para falar.
É palpável porque a palestra contou com a demonstração de exemplos de reutilização do lixo?, diz. As instituições de ensino interessadas em agendar palestras sobre temas ligados a educação ambiental podem entrar em contato com o Samae pelo telefone 3332-1155.
Texto: Samae Gaspar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).