Após passar 15 semanas trabalhando na administração de suas pequenas empresas, alunos do segundo ano do Ensino Médio das escolas Madre Francisca Lampel e Honório Miranda participaram da cerimônia de formatura do projeto Mini Empresa. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira, 9, no Grande Hotel, em Blumenau, e reuniu estudantes de escolas de Gaspar e Blumenau.
O projeto Mini Empresa é coordenado pela Junior Achievement, e é aplicado entre os alunos do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de agregar à educação formal uma vivência prática de organização e operação de uma empresa, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças.
O projeto utiliza o método "aprender-fazendo", onde os alunos escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos.
No final de 15 semanas a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados para instituições de caridade.
Experiências
Isabel Cristina Simon, presidente da empresa formada pelos alunos do Honório Miranda, conta que obteve grande aprendizado com o projeto. "A experiência foi única, obtive um crescimento incrível sobre administração de empresas", destaca a presidente do grupo, que montou uma empresa de porta retratos de madeira e móbiles. Os alunos obtiveram 25% de lucro sobre as ações levantadas.
No colégio Madre Francisca Lampel os alunos comemoraram o sucesso e a rentabilidade de 213% proporcionada aos acionistas que investiram na Miniempresa denominada "De Coração S.A". Segundo o coordenador de Ensino Médio da escola, Jeovani Schmitt, os alunos contribuíram com o Asilo São Simeão, em Blumenau, através da doação de materiais para trabalhos manuais do Asilo, e com a APAE de Gaspar, através do valor recolhido de encargos e impostos. "Acreditamos que projetos como este estimulam e desenvolvem uma visão empreendedora para o mundo dos negócios", destaca o educador.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).