Quase um ano após chegar ao município, a ambulância do Samu vai finalmente percorrer as ruas da cidade para ajudar no socorro às pessoas com problemas graves de saúde. A previsão da Secretaria de Saúde é de que os serviços iniciem no próximo dia 14 de fevereiro.
O posto de atendimento do Samu já está montado, e funcionará no bairro Sete de Setembro, ao lado do Caps Infantil. Três motoristas serão responsáveis pela direção do veículo, que contará ainda com uma equipe médica especializada.
Os motoristas foram contratados nesta semana e a partir do dia 1º de fevereiro passarão por um treinamento especializado, junto ao Samu da cidade de Blumenau. ?Por isso é que os atendimentos iniciam dia 14, quando os motoristas finalizam esta capacitação?, explica o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior.
O Samu será o responsável por socorrer todas as vítimas de casos clínicos. O novo serviço irá acelerar e facilitar o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros, que atualmente se divide entre socorrer vítimas de acidentes, apagar chamas de incêndios e socorrer pessoas que passam mal ou sofrem acidentes de trabalho.
Em entrevista ao Jornal Cruzeiro do Vale no ano passado, o comandante dos Bombeiros, tenente Fragas, afirmou que por mais de vinte anos os bombeiros assumiram uma demanda que era de responsabilidade da Saúde. ?Estávamos fazendo este atendimento hospitalar por omissão da Saúde. Com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, este trabalho foi dividido. Aqui no estado ficou definido que Bombeiros dariam prioridade ao socorro das vítimas de acidentes e Samu, por ter em sua equipe médicos especializados, faria o atendimento dos casos clínicos?, explicou na época o tenente Fragas.
Serviço:
Para solicitar o atendimento médico de urgência através do Samu a população deverá ligar para o 192 e informar qual a sua emergência.
Edição 1262
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).