Andarilhos montam abrigo na porta da Prefeitura - Jornal Cruzeiro do Vale

Andarilhos montam abrigo na porta da Prefeitura

12/10/2009

 
180053MD.jpgO canto de um galo pode ser ouvido por todos que passaram pela Praça Getúlio Vargas na chuvosa manhã desta segunda-feira, feriado de Nossa Senhora. O pequeno animal pertence aos andarilhos Maria Rosália Pereira Rodrigues e Luiz Carlos Rodrigues da Silva, que chegaram à praça neste domingo e ali se instalaram, bem na porta de entrada da Prefeitura.

Além do galo cantante, o casal tem ainda um cachorro e uma cadela, que também estão alojados na entrada da Prefeitura. Segundo Maria, o casal vive nas ruas há mais de 25 anos e prefere pedir ajuda à desconhecidos do que voltar para seus familiares. "Não temos apoio em nossa família. Desconhecidos nos tratam melhor do que eles", desabafou a senhora de 45 anos.

Junto com os bicinhos de estimação o casal carrega um carrinho, onde deposita seus poucos pertences: algumas roupas, um pequeno fogão, algumas panelas e alguns cobertores. "Agora estamos sem comida, precisamos de comida pois saco vazio não pára em pé", reclama Maria.

O casal revela que estava na região de Indaial e decidiu ir para o litoral, porém, parou em Gaspar para tentar conseguir uma moradia. "A gente não gosta de viver na rua, queríamos mesmo é ganhar uma casa, daí a gente podia arrumar um emprego e se ajeitar", almeja a senhora, que espera conseguir em Gaspar a tão sonhada casa própria.

A equipe da Polícia Militar e o diretor de Fiscalização do Município, Emerson Barth, estiveram com o casal na manhã desta segunda-feira. segundo Emerson, o procedimento comum da Fiscalização é abordar os andarilhos e indicá-los que continuem seu trajeto. "Fomos informados que eles estavam na Praça e viemos fiscalizar. Eles estão com os animais, que fazem muita sujeira. Eles já foram informados que precisam deixar o local. Estamos apenas esperando a chuva passara para retirá-los da cidade", conta Emerson.

Casa de passagem

Gaspar não possui nenhum local para abrigar os andarilhos que passam pela cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Social possui um projeto para a criação de uma Casa de Passagem, que daria abrigo por uma noite e um local para eles se alimentarem e fazerem a higiene pessoal, porém o projeto ainda não saiu do papel. A expectativa é de que o projeto seja colocado em prática ainda este ano.

Comentários

Paulo Zimmermann
13/10/2009 10:02
Isso é uma palhaçada, é Gaspar motivo de piada na imprensa regional. E o galo é quem "paga o pato". Passou faz tempo a hora de se dar um basta nessa situação vergonhosa. Lembro de ter lido, acho que este jornal que as casas para os desabrigados estariam prontas em cerca de um ano, mas até agora não vejo nem sombra, nem terreno para construir. Só se constrõem polêmicas e picuinhas nesta cidade. Começo a ficar envergonhado de morar aqui.
Herculano
12/10/2009 10:22
É assim que se aumenta o dito défict habitacional de Gaspar. Estavam em Indaial. Pararam aqui para conseguir uma moradia como eles próprios revelam. Depois é só transferir o título e ficar grato a cada eleição ao sistema benfeitor. Por isso, já temos quase três mil nesta situação. E a cada entrevista, este número aumenta. Atrair novas empresas, criar mais empregos, melhores salários e melhor qualidade de vida, nada. Só assistencialismo com o dinheiro de poucos. Acorda, Gaspar

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.