O canto de um galo pode ser ouvido por todos que passaram pela Praça Getúlio Vargas na chuvosa manhã desta segunda-feira, feriado de Nossa Senhora. O pequeno animal pertence aos andarilhos Maria Rosália Pereira Rodrigues e Luiz Carlos Rodrigues da Silva, que chegaram à praça neste domingo e ali se instalaram, bem na porta de entrada da Prefeitura.
Além do galo cantante, o casal tem ainda um cachorro e uma cadela, que também estão alojados na entrada da Prefeitura. Segundo Maria, o casal vive nas ruas há mais de 25 anos e prefere pedir ajuda à desconhecidos do que voltar para seus familiares. "Não temos apoio em nossa família. Desconhecidos nos tratam melhor do que eles", desabafou a senhora de 45 anos.
Junto com os bicinhos de estimação o casal carrega um carrinho, onde deposita seus poucos pertences: algumas roupas, um pequeno fogão, algumas panelas e alguns cobertores. "Agora estamos sem comida, precisamos de comida pois saco vazio não pára em pé", reclama Maria.
O casal revela que estava na região de Indaial e decidiu ir para o litoral, porém, parou em Gaspar para tentar conseguir uma moradia. "A gente não gosta de viver na rua, queríamos mesmo é ganhar uma casa, daí a gente podia arrumar um emprego e se ajeitar", almeja a senhora, que espera conseguir em Gaspar a tão sonhada casa própria.
A equipe da Polícia Militar e o diretor de Fiscalização do Município, Emerson Barth, estiveram com o casal na manhã desta segunda-feira. segundo Emerson, o procedimento comum da Fiscalização é abordar os andarilhos e indicá-los que continuem seu trajeto. "Fomos informados que eles estavam na Praça e viemos fiscalizar. Eles estão com os animais, que fazem muita sujeira. Eles já foram informados que precisam deixar o local. Estamos apenas esperando a chuva passara para retirá-los da cidade", conta Emerson.
Casa de passagem
Gaspar não possui nenhum local para abrigar os andarilhos que passam pela cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Social possui um projeto para a criação de uma Casa de Passagem, que daria abrigo por uma noite e um local para eles se alimentarem e fazerem a higiene pessoal, porém o projeto ainda não saiu do papel. A expectativa é de que o projeto seja colocado em prática ainda este ano.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).