Apresentação celebra dia da Música Clássica - Jornal Cruzeiro do Vale

Apresentação celebra dia da Música Clássica

03/03/2011

fotopg15abrenovaaaMD.jpgPiano, violino, violoncelo. Estes são alguns dos instrumentos que vem à cabeça de grande parte da população ao falar sobre a música clássica. Contradizendo o senso comum, o Departamento de Cultura traz o Sopratutto, um grupo do Teatro Carlos Gomes que utiliza flautas de madeira, para se apresentar no hall de entrada da Prefeitura, nesta sexta-feira, 4, celebrando o Dia Nacional da Música Clássica. A apresentação que se inicia às 10h30 deve durar cerca de meia hora e é aberta ao público.

?Nossa intenção é de popularizar a música erudita trazendo para locais em que há contato com a população e não os lugares em que ela geralmente é apresentada?, declara o diretor do Departamento de Cultura, Dayro Bornhausen. Músicas eruditas de diversos períodos serão tocadas pelo grupo Sopratto, formado por professores da escola de música e que inclui no repertório Piazolla, Osvaldo Lacerda, John Dowland e músicas de danças populares brasileiras.


Difundir este estilo musical é o principal intuito de instituir um dia especial para sua apreciação. A data foi criada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em janeiro de 2009 e desde então é comemorada no município.

O dia 5 de março foi escolhido para marcar esta data comemorativa, pois trata-se do aniversário do músico Heitor Villa-Lobos, um dos maiores ícones de toda a história da música erudita no Brasil. Quando ainda era vivo, ele foi considerado o maior compositor das Américas e compôs cerca de mil obras ao longo de sua vida. Ele foi também um dos responsáveis por levar a música brasileira para outros países.


Música clássica x música erudita

Embora usadas popularmente com o mesmo significado, música clássica e música erudita não são sinônimos exatos. A música clássica é erudita, porém nem toda música erudita é clássica. Dayro explica melhor a diferença.

?A música erudita é aquela que exige que haja um maior conhecimento de sons, mais desenvolvimento e refinamento intelectual. Enquanto a música clássica é aquela que foi produzida durante o período clássico, em que houve uma volta aos ideais gregos de perfeição e tinha a forma como prioridade?.

Este período denominado clássico se estendeu da segunda metade do século XVII até o início do século XIX, e incluiu tanto a música quanto a literatura e as artes visuais. O movimento não tem marca exata, pois cada período vem para contrapor o outro, e as correntes artísticas não se formam de forma instantânea.

No que se refere à música, Dayro cita Mozart como a maior referência do período clássico. O compositor tornou-se conhecido pela perfeição de suas obras, que eram feitas para reis e nobres.

A apresentação trazida pelo Departamento de Cultura para celebrar a data escolhida para a música erudita não tocará, na verdade, música clássica, e sim dos períodos barroco e renascentista, além de música brasileira.

Rainha do Festinver


Estão abertas até o próximo dia 11 de março as inscrições para o 16º concurso Rainha Festinver. O concurso, que vai escolher a rainha e as princesas para o XVI Festival de Inverno, acontece no dia 19 de março durante a abertura do evento. Para concorrer à coroa, as candidatas, que serão avaliadas nos quesitos simpatia, desenvoltura, elegância e beleza, devem ter entre 16 e 25 anos, altura mínima de 1,65m, ser solteira e sem filhos, estar cursando ou ter completado o ensino médio e residir em Gaspar a pelo menos um ano. As inscrições podem ser realizadas no Departamento de Cultura de Gaspar, que se localiza no Coreto Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para se inscrever, é necessário apresentar fotocópia e originais do CPF e RG e, caso tiver idade inferior a 18 anos, apresentar autorização dos pais.

Carnaval chega à praça


Longe da agitação de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, os apreciadores do carnaval tem a opção de brindar a data também na região do Vale. Em Gaspar, o Carnaval Popular acontece na próxima segunda-feira, 7, na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Paço Municipal. O evento, que inicia às 19h30, contará com a animação da Banda Seven, mesma banda que animou os foliões no ano passado. Após muitos anos sem realizar o evento, a Prefeitura de Gaspar voltou a promover o carnaval de rua em 2010 e a expectativa é de que o mesmo passe a fazer parte do calendário de eventos da cidade. Já em Blumenau as festas começam hoje, 4, às 20h, quando a rua XV de Novembro abre espaço para as tradicionais marchinhas de carnaval.

 

edição 1271

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.