A espera pela construção da Ponte de Ilhota chegou ao fim. O sonho dos quase 12 mil ilhotenses começou a se concretizar neste domingo, 22, quando aconteceu a assinatura da ordem de serviço para execução da obra que irá ligar as duas margens da cidade e beneficiar toda a região do Vale do Itajaí. O evento foi realizado no local onde será construído o acesso, próximo a loja Caxambu, no quilômetro 12 da Rodovia Jorge Lacerda.
Uma equipe foi montada para organizar o fluxo de trânsito e de pessoas. No local foram montados estacionamento, venda de bebidas e lanches. A Prefeitura, em conjunto com empresários e entidades locais, forneceu mais de 700 quilos de carne assada à população.
Para o atual gestor do município, Ademar Felisky, este dia entrará para a história da cidade como a data em que o maior sonho dos moradores começou a ganhar forma. "O sonho que muitos lutam há décadas e que foi nossa bandeira nesses cinco anos de governo começa a ser realizado. A ponte em nossa cidade permitirá o desenvolvimento local e regional de forma integrada e ordenada", destaca o prefeito.
A empresa vencedora da licitação, que construirá a ligação entre as duas margens do rio Itajaí-Açú, é a JM Terraplanagem e Construções, de Brasília. O prazo estabelecido para conclusão da obra é de 18 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. A contratada fará os acessos e a ponte por R$ 32,5 milhões. Além disso, a construtora deverá executar a terraplanagem do terreno, pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte, sinalização e obras complementares. Ponte e acessos chegarão a 2,4 quilômetros de extensão.
Atualmente a travessia do rio é feita por uma balsa que deverá ser leiloada assim que as obras da ponte forem concluídas, fato que deve acontecer ainda na gestão de Ademar. O serviço é gratuito e mantido pela Prefeitura
Evento
Participaram do evento o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira; o secretário de desenvolvimento regional, Paulo França; senadores; deputados federais e estaduais; secretários municipais; vereadores e diversas lideranças locais e regionais.
Ademar Felisky fala sobre conquista
Jornal Cruzeiro do Vale - A construção da ponte é um sonho de toda a população. Qual o sentimento em ver a obra saindo do papel e se tornando realidade?
Ademar Felisky - É um sentimento bastante gratificante porque é a realização de um sonho não só do prefeito e cidadão Ademar, mas de toda a população de Ilhota que aguardou por tanto tempo a concretização desta obra.
JCV - Muitas pessoas não acreditavam que este projeto sairia do papel. Como você encarou isso e o que diria a essas pessoas?
AF - Respeito a opinião destas pessoas que duvidaram e que não acreditaram que a Ponte de Ilhota seria realmente construída, pois por muito tempo ouvimos promessas que não se cumpriram. Mas diria a estas pessoas que durante todo esse tempo estivemos trabalhando ao lado de pessoas e entidades honestas e capazes, que nos ajudaram a levar o sonho adiante. Pessoas como o deputado João Matos, que é o grande padrinho desta obra; a Amfri; o Governo do Estado, pois a ponte é uma realização de cunho regional que irá beneficiar não só nosso município mas toda a região; além do DNIT, que é responsável por 53% dos repasses; e da Prefeitura de Ilhota, que ficou responsável pelos projetos, licença ambiental e desapropriação de terras. Então, esta obra é fruto de uma união de esforços.
JCV - O que acontecerá com a balsa que atualmente é utilizada para fazer a travessia do rio?
AF - Por enquanto a balsa continuará a fazer a travessia gratuita dos moradores. Uma vez que as obras da Ponte de Ilhota estiverem concluídas, o que deve acontecer ainda em minha gestão, provavelmente a balsa será leiloada.
Linha do tempo
10/08/2008
Edital da licitação da obra é publicado no Diário Oficial do Estado e no dia seguinte, 11, no Diário oficial da União.
15/07/2009
Apenas sete das 83 empresas que retiraram o edital para participar da licitação compareceram a visita técnica. A reunião para apresentação do projeto aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Pio X e também no local onde a obra será realizada.
25/08/2009
O projeto apresentado pela empresa JM Terraplanagens e Construções, de Brasília, vence a licitação para construção da ponte por apresentar o menor valor, cerca de R$ 31,5 milhões.
27/10/2009
O Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra) negou pedido de recurso das empresas Consórcio Geosolo/Verdi e Consórcio Azza/Engedal, que concorriam à licitação no ano passado.
Clique aqui para saber mais.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).