Atenção redobrada com a pele no verão - Jornal Cruzeiro do Vale

Atenção redobrada com a pele no verão

23/01/2011

fotopg14abreMD.jpgPensar em verão traz à mente o tempo de férias, praia, piscina, diversão. Porém, a exposição da pele ao sol pode trazer mais marcas do que um leve bronzeado caso ela seja feita de forma errada ou excessiva. Ao estender a toalha na areia para tomar sol, lembre-se não apenas dos benefícios trazidos pela luz, mas também da necessidade de prevenir os malefícios.

De acordo com a dermatologista Cristiane Dantas, a radiação ultravioleta emitida pela luz do sol pode alterar as células da pele, provocando lesões que se não tratadas poderão evoluir para o câncer. ?Este efeito é cumulativo, ou seja, leva vários anos e várias exposições solares para se manifestar?. Além disso, a luz solar pode vir a agravar manchas comuns nas gestantes, chamadas de melasmas, ou causar machas ou queimaduras em pessoas que manipulam frutas ácidas e não lavam as mãos antes de se expor ao sol. Há também casos especiais, citados por Cristiane: portadores de albinismo e lúpus eritematoso e fotoalergias, estas últimas não muito comuns. Pessoas com este tipo de doença são ainda mais afetadas pelos efeitos nocivos do sol.

O sol é essencial para que o organismo metabolize a vitamina D, como explica a dermatologista: ?Sempre se pensou nesta vitamina como fundamental para a massa óssea, mas muito mais tem sido descoberto a respeito dela. A radiação solar também atua no humor, e é sabido que a depressão e risco de suicídio aumentam em regiões pouco ensolaradas?. Então, o correto não é fugir totalmente do sol, e sim se expor de forma correta, de acordo com os horários recomendados e usando sempre protetor solar.

Além da proteção, a pele também deve ser bastante hidratada durante os meses do verão, o que pode ser feito através de produtos e de cuidados simples com a alimentação cotidiana. Cristiane costuma indicar para a maioria das pessoas hidratantes leves e poucos gordurosos na época do verão, além de recomendar uma dieta bem fresca, com bastante saladas, frutas e demais nutrientes balanceados. Devido à grande perda de líquido pela transpiração, no verão é necessário beber muita água para manter-se hidratado. E a dermatologista ainda avisa: ?Cuidado com bebidas alcoólicas em excesso. O álcool desidrata, engorda e tira o senso crítico?.


Padrão de beleza

Quando perguntada se acredita que há relação entre a exposição solar excessiva e o padrão de beleza brasileiro, ela responde que acredita que sim. As brasileiras são conhecidas no exterior pelos belos corpos e pele bronzeada, mas a cor não deve ser obtida a qualquer custo. ?Podemos controlar o peso, fazer exercícios, usar um belo corte de cabelo, cuidar da pele, até lançar mão de procedimentos estéticos seguros e bem indicados, feitos por profissional habilitado. Mas modificar a cor da pele traz riscos desnecessários. Acho muito mais seguro aceitar-se branco, ou moreno, ou negro, ou o que for e descobrir beleza na cor da pele com que nascemos?. Outra prova de que este é um padrão de nosso país é o fato citado pela médica de que em vários países do mundo as pessoas vão à praia com roupas, pois lá a moda dita que chique é ter a pele alva.


Câncer de pele

Entre os problemas trazidos pela exposição excessiva aos raios solares, o câncer de pele é o mais grave. Ele se caracteriza, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, como uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. Se descoberto no início, o câncer pode ter cura.


? Para quem deseja ir à praia ou piscina e pegar sol de forma saudável, evitando riscos de futuros problemas na pele, a dermatologista Cristiane Dantas dá as seguintes dicas:

- Respeite os melhores horários: no horário de verão, fique exposto ao sol até às 11h e após às 17h;

- Aplique protetor solar em casa, antes de sair e reaplique a cada duas horas;

- Não economize no protetor;

- Não use protetor com prazo de validade vencido;

- Use óculos de sol também com proteção adequada;

- Use filtros com fator de proteção 30 ou mais, além da proteção UVA, que consta no rótulo.

 

edição 1260

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.