Audiência define mudanças no transporte intermunicipal - Jornal Cruzeiro do Vale

Audiência define mudanças no transporte intermunicipal

22/03/2011


gaspardestaquedia223MD.jpgUma audiência pública reuniu pessoas da comunidade e representantes das universidades da região do Vale do Itajaí para discutir a proibição da circulação dos ônibus intermunicipais nos corredores exclusivos de ônibus de Blumenau.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 21, e teve a presença do vereador gasparense, Kleber Wan-Dall.

O parlamentar aproveitou o evento para fazer indagações sobre o funcionamento do novo sistema, que deveria entrar em vigor no dia 12 de abril, mas  deverá ser adiado por pelo menos 120 dias. O adiamento foi um pedido do próprio Siga, responsável pelo transporte coletivo de Blumenau, e dos vereadores de Gaspar e Blumenau e que será encaminhado ao prefeito da cidade vizinha.

Para Kleber, é preciso dar atenção especial aos horários dos ônibus. ?Pro estudante, por exemplo, não adianta desembarcar no terminal e esperar 15 minutos para aguardar o próximo ônibus. Ele vai perder provas e trabalhos. O trânsito é caótico em horários de pico?. P vereador pediu ainda uma análise da empresa Verde Vale para que saiam de Gaspar ônibus exclusivos de estudantes em horário de pico. ?Eu estudei durante cinco anos na FURB utilizando o transporte coletivo. Via que o estudante que vai pra universidade não precisa parar na Beira-Rio. Ali se perde muito tempo, chegando muitas vezes atrasados na aula?.

Os participantes da audiência pública decidiram encaminhar um documento aos prefeitos das cidades vizinhas de Blumenau, solicitando o seu posicionamento sobre o tema. Também vão sugerir às câmaras a realização de audiências públicas em cada cidade.

 

EDIÇÃO 1277

Comentários

VANESSA
06/04/2011 10:41
NÃO ENTENDO UMA CIDADE COM QUASE 60 MIL HABITANTES NÃO TER A CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO TENDO UMA UNIVERSIDADE NO MUNICÍPIO, TEM O DEVER DE FORNECER TRANSPORTE PUBLICO GRATUITO PARA SEUS ESTUDANTES CURSAREM O ENSINO SUPERIOR EM CIDADES VIZINHAS, POIS COM O VALOR REPASSADO PARA A EDUCAÇÃO É POSSÍVEL FAZER ISSO SEM DUVIDA, FIZ FACULDADE EM JOAÇABA E MORAVA EM LUZERNA, NUNCA PAGUEI NADA DE ONIBUS E OLHA QUE LUZERNA TEM UNS 6000 HABITANTES, FALTA MESMO É VONTADE POR PARTE DO PODER PUBLICO E DOS ESTUDANTES QUE NÃO SE UNEM PARA EXIGIR SEUS DIREITOS.
Adriano v. Cipriano
25/03/2011 16:09
Será que o da "mente desocupada" que fez este progeto não calculou que com os ônibus intermunicipais deixando os passageiros nos terminais, vai ter que aumentar a demanda dos ônibus de Blumenau que ja estão super lotados?
Maria José
24/03/2011 08:20
E os estudantes da Uniasselvi (Blumenau)? Como ficará a situação principalmente do retorno destes no término das aulas (22h00min)? Hoje tem um ônibus da Verde Vale que faz esta linha, mas depois? Os alunos terão que pegar um ônibus até o terminal do Aterro para chegar até o terminal da Fonte e aí pegar outro ônibus até Gaspar. Hoje eles chegam em Gaspar por volta das 23h00min, depois da mudança sabe Deus que horário vão chegar. Estes alunos devem ser incluídos na discussão da mudança do transporte coletivo também.
Inwald Spengler
23/03/2011 13:01
Poxa vida, o que seria de nós - reles mortais - sem nossa atuante Câmara de Vereadores e suas eficazes "audiências públicas", que todos os problemas resolvem....
Maizena
23/03/2011 08:37
parabéns ao prefeito de Blumenau, que tem coragem de fazer o que é preciso. Precisamos nos adaptar e pensar na coletividade. Óbvio que me causa um desconforto ao ter de trocar de ônibus. mas esta é a realidade, precisamos romper os paradigmas ou ficaremos presos dentro do goiabão da verde vale para em filas.
E agora não adianta querer aparecer, o prefeito de gaspar ja sabia disso a muito tempo e nada fez. Pq ele não faz um pedágio em gaspar e resolve a situação dentro de casa.
Ana Lucia Rampelotti
22/03/2011 23:51
Por favor me respondam uma duvida.... Quem será beneficiado com esta mudanca de rota na circulação dos onibus????? Sinceramente, quem criou este projeto definitivamente NUNCA precisou de onibus para estudar ou trabalhar. Fico pensando se hoje que temos linhas diretas até a Furb ja chegamos com muuuiiito atraso imagino quando esta lei entrar em vigor. Infelizmente mais uma vez nos Gasparense, ficamos no prejuizo e a merce de projetos mau elaborados. Ja perdemos o campus da Furb em Gaspar, agora teremos mais este transtorno para podermos estudar?
Ahh..antes de mudar o trajeto dos onibus, porque não feitas inspeções nos veiculos para verificar em que condiçoes nos estudantes temos que transitar.. É uma vergonha! Os onibus vem e vão superlotados e muitas vezes conduzidos por "profissionais" irresponsaveis que andam em alta velocidade. Isso sim, deveria mudar!
Jonas Morsch
22/03/2011 20:30
Mais uma idéia ridícula do prefeito de Blumenau, o transporte coletivo não funciona e agora vai piorar. Alguém lembra da idéia genial de colocar um semáforo em uma das vias mais movimentas de Blumenau? Deve ter durado no máximo uns 2 dias até que alguém com o mínimo de inteligência percebeu que isso estava mais atrapalhando do que ajudando no trânsito.
beto
22/03/2011 17:15
Esta na hora de Gaspar pensar grande. vejam o exemplo da prefeitura de Brusque que fornece onibus aos seus estudantes. Quem viver talvez vera........
Nei
22/03/2011 15:54
Pois está situação vai longe uma novela da vida real, Brusque tem onobus exclusivos para estudantes ,porque gaspar nãopode ter ,acho uma falta de respeito todos trabalham o dia todo e ainda passam por toda situação para poder estudar acho que está na hora do poder legislativo tomar providência chega do povo sofrer.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.