A compactação dos túmulos foi a proposta apresentada pela Administração Pública para os moradores dos bairros Barracão e Bateias para o problema da falta de espaço no cemitério municipal da localidade.
A solução foi sugerida durante audiência pública organizada pela Câmara de Vereadores na noite da última sexta-feira, 27, e que teve a presença de dezenas de pessoas comunidade.
A proposta foi aprovada pela maioria presente e agora uma comissão formada por integrantes do Poder Público vai estudar as melhores formas de compactar os túmulos existentes no local.
Duas propostas estão sendo estudadas e deverão se aplicadas ainda este anos. A primeira prevê a criação de um ossário, onde os ossos dos túmulos mais antigos serão armazenados, e separados com identificação. A outra prevê a incineração dos ossos e entrega das cinzas para os familiares.
Outra proposta também será buscar a legalização de túmulos muito antigos, que estão há anos sem manutenção. ?Faremos um edital chamando os familiares das pessoas enterradas nestes túmulos, quem não aparecer, iremos liberar o espaço?, explica Antônio Dalsóquio, vereador e morador do bairro.
A audiência também teve como objetivo explicar para a comunidade porquê a maioria dos vereadores votou contra o projeto de lei que previa a aquisição de um terreno ao lado do cemitério, e que permitiria a ampliação do local. ?A comunidade não estava entendendo porquê a compra do terreno não foi aprovada. Muitos questionaram os vereadores presentes e ao fim todos compreenderam os motivos apresentados pelos vereadores?, explica Dalsóquio, que votou a favor da aquisição do terreno.
Polêmica
A polêmica em torno da aquisição do terreno para ampliação do cemitério municipal do Barracão vem sendo discutida há algumas semanas.
A Prefeitura pretendia trocar um terreno ao lado do cemitério, com mais de 2.800 metros quadrados, por um terreno com cerca de 700 metros quadrados no bairro Sete de Setembro. Porém, o projeto de lei que propunha a permuta não foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Os vereadores que votaram contra alegaram que tratava-se de uma permuta desequilibrada.
A proposta dos vereadores foi de desapropriar o terreno ao lado do cemitério, porém, o processo de desapropriação é muito demorado e por isso a audiência pública decidiu algumas medidas para conseguir novos espaços no local, que está lotado e não tem capacidade para receber mais túmulos.
LEIA MAIS: Túmulos são depredados no cemitério localizado na Paróquia do Barracão
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).