Audiência Pública discute situação do Baú - Jornal Cruzeiro do Vale

Audiência Pública discute situação do Baú

13/03/2009

2MD.jpgOs moradores das seis localidades que compreendem o Complexo do Morro do Baú recebem os representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na próxima terça-feira, 17, para Audiência Pública que pretende discutir a realidade dos desabrigados e atingidos pela tragédia de novembro na região do Baú.

A Audiência tem início marcado para as 19 horas, acontece no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Braço do Baú e é aberta para todos os moradores da localidade.

Entre os deputados confirmados para a Audiência estão a presidente do Fórum de Solidariedade e pela Reconstrução das Cidades Atingidas pelas Enchentes e Deslizamentos, Ana Paula Lima; o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Décio Góes; e os deputados Adherbal Deba Cabral, Giancarlo Tomelim, César Souza Júnior, e o deputado Joares Ponticelli.

Tatiana Reichert, presidente da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região do Baú, Adarb, revela que a participação de todos os moradores da localidade na audiência é de extrema importância. "Precisamos da participação de todos para que os deputados vejam a verdadeira realidade que nós, moradores do Baú, enfrentamos. Muitos têm falado que o Baú já se recuperou, mas apenas algumas coisas foram feitas, ainda temos muitas famílias morando de aluguel ou com parentes e muitos agricultores sem poder trabalhar e garantir o sustento do lar", comenta a representante da comunidade.

 

Pedidos

A Audiência Pública foi agendada pelos deputados após visita de representes do Baú à Assembleia Legislativa do Estado.

Segundo Tatiana, um grupo de moradores do local esteve na capital no dia 18 de fevereiro, pedindo ajuda aos deputados para que os recursos sejam enviados com agilidade para a recuperação do Baú. "Eles fizeram a proposta de organizar a Audiência, nós aceitamos com uma condição: enviaríamos a pauta e eles apresentariam as respostas às nossas solicitações", revela Tatiana.

Segundo a presidente da Adarb, a pauta foi enviada aos deputados na semana passada, com pedidos de drenagem de rios, serviços de telefonia, melhorias nas escolas que estão em funcionamento, melhorias nas estradas e repasse para construção de moradias. "Esperamos que nesta terça-feira eles nos apresentem a solução para os problemas apontados", almeja Tatiana.

Associação luta pelas obras

Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região do Baú, Adarb, foi instituída no início de janeiro deste ano, e reúne 18 membros, representantes das seis localidades que integram o Morro do Baú - Baú Baixo, Baú Central, Braço do Baú, Alto Braço do Baú, Baú Seco e Alto Baú.

A entidade foi criada com o objetivo de ser um elo entre os governantes e a comunidade nos trabalhos em prol da reconstrução da localidade do Baú.

Segundo a presidente Tatiana Reichert, os integrantes da Associação têm participado, de forma efetiva, na tomada de decisões do governo quanto aos investimentos a serem realizados no Baú e também têm acompanhado os trabalhos feitos pelos geólogos responsáveis pela liberação das áreas de risco e também nas vistorias nas casas atingidas.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.