Diversos encaminhamentos foram definidos durante a Audiência Pública realizada na localidade do Baú na noite da última terça-feira, 17. A Audiência teve a participação de cerca de 600 moradores da localidade, que receberam dos deputados estaduais presentes a promessa de que os legisladores estarão comprometidos com o acompanhamento na liberação de recursos e de maquinários para a agricultura da região.
"Estamos aqui para acelerar o processo de reconstrução do município a partir dos recursos disponíveis para isso. O Legislativo está cumprindo com o seu papel de fiscalizar as ações do Poder Executivo. Vamos buscar a liberação desses recursos destinados aos atingidos", discursou a presidente do Fórum Parlamentar Permanente de Solidariedade e Pela Reconstrução das Cidades Atingidas, deputada Ana Paula Lima.
À pedido da comunidade, os deputados também se comprometeram a fazer a mediação junto ao Governo do Estado para que o auxílio reação seja pago aos agricultores que perderam suas safras.
Durante o encontro os moradores solicitaram às autoridades mais clareza nas informações relativas aos programas habitacionais e para a aquisição de terrenos. Em função das dúvidas, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, através do secretário Paulo França, ficou responsável por apresentar as propostas existentes em um novo encontro, a ser agendado com a comunidade.
Os deputados também se comprometeram em solicitar rapidez na dragagem dos ribeirões e a liberação das estradas, bem como agilidade na apresentação dos laudos dos geólogos para a liberação ou não de áreas atingidas.
Participantes
A audiência pública foi realizada por solicitação do deputado Deba (PMDB) e da Associação dos Desabrigados e Atingidos pelo Desastre na Região dos Baús no Município de Ilhota.
Além da Presidente do Fórum, deputada Ana Paula Lima, e do deputado Deba, estavam presentes os deputados Rogério Peninha Mendonça (PMDB), Ismael dos Santos e César Souza Júnior (ambos do DEM) e Giancarlo Tomelim (PSDB).
Também compuseram a Mesa de trabalhos o secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França, o prefeito do município de Ilhota, Ademar Felisky, vereadores da cidade, e representantes da Cidasc, Epagri, Defesa Civil, Cohab, Ibama, sindicatos e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Moradores estão satisfeitos com resultado da Audiência mas esperam mais investimentos
Tatiana Reichert, presidente da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região dos Baús, Adarb, foi a porta voz da comunidade durante a Audiência.
Durante o encontro, a agricultora afirmou que graças à solidariedade muitas ações vêm sendo realizadas e, aos poucos, Ilhota está se recuperando, no entanto se torna difícil e demorada a reconstrução das comunidades, uma vez que a falta de recursos impede a realização de obras.
"Um dos maiores problemas é a agricultura, que até agora não recebeu recurso nenhum para ser recuperada, sendo que o setor é o ponto chave da economia local".
Para Tatiana, ainda falta assistência dos poderes públicos para atender as escolas, postos de saúde, além das necessidades básicas como energia elétrica, telefonia, entre outras necessidades para que um ser humano tenha uma vida digna. Em nome da comunidade, ela voltou a solicitar que o governo conceda o auxílio- reação aos agricultores, uma vez que o benefício só está sendo concedido às pessoas que perderam suas casas. "Muitos agricultores não perderam casas, mas sim a plantação", lembrou.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).