Os atingidos pela tragédia em Gaspar começarão a receber o "Auxílio Reação", pago pelo Governo do Estado, somente no mês de janeiro. Segundo Luiz Mario, da Defesa Civil, o município tinha até o dia 23 de dezembro para repassar ao Estado o cadastro das pessoas que receberão o benefício, porém, foi informado do fato apenas três dias, fato que impediu a seleção dos nomes. "Para não atender apenas um pequeno grupo, decidimos deixar para enviar a lista apenas no mês de janeiro, com os dados completos", explica.
O "Auxílio Reação" começou a ser pago na segunda-feira, 29, para todos os municípios atingidos pela tragédia. O pagamento é realizado por meio do Banco do Brasil, sendo que, os beneficiados precisam primeiramente ser cadastrados pelas prefeituras dos municípios atingidos.
Só receberão o benefício as pessoas com o CPF devidamente cadastrado e que se enquadram nos critérios da Medida Provisória, que garante o auxílio apenas para as famílias com até três salários mínimos, que perderam seus locais de residência e não estão em abrigos. O montante de R$ 415,00 será pago com dinheiro proveniente das doações nas contas oficiais do Departamento Estadual de Defesa Civil. Segundo Luiz Mário, os critérios da Medida Provisória são bastante rigorosos. Atualmente Gaspar possui cadastradas 740 residências destruídas pela tragédia, destas famílias muitas ganham mais do que três salários mínimos e muitas ainda estão em abrigos e não poderão ser contempladas pelo benefício.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).