Algumas das agências bancárias de Gaspar amanheceram sem atendimento para a comunidade nesta terça-feira, 27. A greve foi deflagrada pelo sindicato da categoria nesta terça-feira e três bancos gasparenses aderiram a paralisação: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC. O atendimento continua normal no Banrisul e no banco Itaú.
A greve é resultado da falta de negociação salarial entre a Federação Nacional dos Bancos e o Sindicato dos Bancários. As discussões iniciaram há alguns dias e no final da semana passada os bancos apresentaram uma nova proposta, de índice de reajuste de 8% sobre todas as verbas, uma elevação de 0,2% em relação à proposta inicial de 7,8%, rejeitada pelos trabalhadores em assembleias realizadas pelos sindicatos na quinta-feira, 22. Dessa forma, os bancários mantêm a decisão de deflagrar greve nacional por tempo indeterminado.
Na avaliação dos bancários, a proposta não traz avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho. Além disso, a categoria entende que o índice de reajuste proposto cobre apenas a inflação do período e é muito baixo, especialmente se comparado aos elevados lucros alcançados pelos bancos no primeiro semestre deste ano, que chegaram a mais de R$ 27 bilhões.
Edição 1329
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).