![]() |
![]() |
O bispo da Diocese de Blumenau, Dom José Negri, foi nomeado pelo papa Francisco para atuar como bispo coadjuntor da Diocese de Santo Amaro (SP), unidade em que atua o padre Marcelo Rossi, na capital paulista. A decisão do Vaticano saiu nesta quarta-feira, dia 29, e foi confirmada no site da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. A transferência do bispo blumenauense foi detalhada em uma entrevista coletiva na tarde desta quarta, na Diocese de Blumenau. Dom José Negri agradeceu a comunidade católica das 40 paróquias e 280 comunidades que compõem a Diocese de Blumenau e prometeu ficar até o final do ano na região, antes de iniciar o novo desafio na Diocese de Santo Amaro, a partir de 2015. "Agradeço a todos que acompanharam meu caminho. As visitas pastorais me deram a oportunidade de conhecer as pessoas da paróquia e isso foi muito gratificante", ressalta.
O bispo coadjutor é nomeado para ajudar ou substituir um bispo no exercício das suas funções com direito a sucessão - em caso de vacância da diocese, o coadjutor torna-se imediatamente o bispo diocesano. O atual bispo de Santo Amaro é Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, 74 anos, titular da diocese desde 1989 e que poderia estar prestes a se aposentar.
O padre João Bachmann, pároco da Catedral São Paulo Apóstolo, também participou da coletiva desta quarta-feira. No entanto, segundo a direção da Catedral, padre João não está envolvido em nenhum processo de transferência, ao contrário do que vinha sendo especulado nos últimos meses.
Trajetória
Dom José Negri, 55 anos, nasceu em 18 de setembro de 1959 na cidade de Milão, Itália, pertence ao Pontifício Instituto Missões Exterior, Pime. Fez os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário de seu instituto na Itália, tendo sido ordenado padre em 7 de junho de 1986, em sua cidade natal. A ordenação episcopal ocorreu em 5 de março de 2006, em Brusque. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis entre 2005 e 2009. Em 18 de fevereiro de 2009, o papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de Blumenau, em substituição a dom Angélico Sândalo Bernardino.
No site da Diocese de Blumenau, a direção publicou um agradecimento ao bispo pelo trabalho realizado nos últimos cinco anos. ?A Diocese de Blumenau manifesta sua profunda gratidão a Dom José Negri por seu testemunho de amor e de serviço ao povo de Deus, ao mesmo tempo que parabeniza-o pela nova missão, desejando que seja frutuoso seu pastoreio junto à diocese que lhe foi confiada?.
Edição 1636
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).