O BNDES anunciou nesta semana um conjunto de medidas de apoio emergencial ao Governo do Estado e às empresas dos municípios que declararam estado de calamidade pública ou situação de emergência.
A medida visa cooperar com o esforço de recuperação da economia local afetada pelas enchentes que ocorreram no final de 2008.
Entre as ações anunciadas pelo BNDES estão a ampliação do Programa de Apoio à Revitalização de Empresas, o Revitaliza, com condições especiais de financiamento; a criação do Programa de Apoio Emergencial a Santa Catarina, Paesc, com dotação orçamentária de R$ 100 milhões para financiamento de capital de giro a micro, pequenas e médias empresas; e a criação do Programa de Refinanciamento de Créditos, Refin Especial, para empresas da região.
Para Samir Buhatem, presidente da Associação Empresarial de Gaspar, é muito importante para o setor produtivo estas medidas de apoio emergencial, pois as empresas foram afetadas de várias formas, desde a falta de energia elétrica, falta de pessoal por terem sido atingidos diretamente ou por falta de acesso, e principalmente pela logística de entrada de insumos e saída de produtos acabados. "Porém, o maior prejuízo ficou por conta do cancelamento de pedidos na véspera do final do ano, onde clientes tiveram que receber mercadorias de outras regiões não afetadas, diminuindo o market share das empresas do Vale no mercado. Porém, cabe ressaltar que estes recursos devem vir acompanhados de flexibilização de regras, liberação de garantias e agilidade nas análises por parte dos Bancos repassadores, que em alguns casos chegam há 6 meses, entre o ingresso do pedido e a liberação dos recursos. Permanecendo esta situação o nível de desemprego aumentará substancialmente nos próximos meses e a recuperação será longa", opina o representante da classe empresarial.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).