Bolo tributário é distribuido no coreto em ação por conscientização - Jornal Cruzeiro do Vale

Bolo tributário é distribuido no coreto em ação por conscientização

25/05/2011

gaspardestaquedia254MD.jpg

Bolos são comuns em celebrações de aniversários e outros tipos de comemorações e geralmente confeitados com fotos ou frases que os tornam mais atrativos aos olhos.

Nos pedaços distribuídos na manhã de quarta-feira, 25, no Coreto Municipal, era possível ler várias siglas como IPTU, INSS, FGTS, ISS, e IPVA, que confeitavam os seis ?bolos tributários? preparados com o objetivo de conscientizar o contribuinte da quantidade de impostos que paga.

A ação ocorreu simultaneamente em Gaspar e Blumenau em comemoração ao Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, data em que são feitas várias mobilizações que pedem por uma reforma tributária no país.

Além do bolo, uma tela que mostrava a arrecadação de impostos no Brasil em tempo real e panfletos que informavam sobre o assunto foram distribuídos para a população que passou pela praça durante toda a manhã.

Na decoração, um varal com folhas em que estavam impressas a quantidade de impostos que o brasileiro paga sobre os produtos que compra diariamente. ?A intenção é conscientizar para poder mobilizar a população. Todo o país precisa de impostos para se manter, o que pedimos é uma carga tributária menor, usada de forma mais responsável?, declara Andrea Metzner, contadora responsável por trazer a ação a Gaspar.

O manifesto é promovido por diversas entidades, como o SESCON, ACIG, AMPE e CDL. Ao todo, foram distribuídos 35 quilos de bolo em Gaspar e outros 265 quilos na cidade de Blumenau.

Em cima de cada um dos seis bolos de Gaspar, estavam as siglas de seis impostos, mostrando apenas os 36 mais conhecidos dos vários existentes. ?Em todo o país há ações neste dia. Em algumas cidades, são vendidos produtos sem impostos, para que o consumidor veja a diferença de preço?, comenta a contadora.


Brasil Eficiente

Há um movimento que luta pela cobrança de impostos mais leves e melhor investidos em todo o país. Este movimento arrecada assinaturas via internet, se chama Brasil Eficiente, e tem como objetivo a simplificação fiscal e o controle de gastos.

Para que o projeto possa ser levado ao Congresso Nacional e ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff é preciso coletar 1 milhão de assinaturas. Para fazer parte da iniciativa, basta participar do abaixo assinado que se encontra no site www.brasileficiente.org.br.


Impostos no preço final

?Quando compra um produto o contribuinte não pensa que grande parte do valor que está pagando é pelos impostos. No caso de uma blusa, desde o produtor de algodão até o lojista, todos pagam impostos, o que deixa a peça com um preço mais alto?, explica Andrea. No panfleto distribuído no Coreto estava a porcentagem de impostos sobre o preço final de alguns produtos. Ente eles os cinco maiores são os seguintes:

Jóias 50,44%
Aparelho de DVD 50,39%
Forno Microondas 47%
Sabão em Pó 42,27%
Detergente 40,5%

Comentários

sara
25/05/2011 19:32
Minha mãe está ali servindo bolo sempre fas tudo com muito amor e carinho com vontade e gosta do que fas por isso tenho orgulho dela :)

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.