No mesmo dia em que recebeu a doação de uma nova viatura, o Corpo de Bombeiros de Gaspar foi surpreendido com um problema mecânico na única ambulância utilizada para socorrer as vítimas da cidade. Durante o socorro a um homem atropelado na noite de terça-feira, 5, o motor da ambulância quebrou, bem na entrada do hospital, e o paciente precisou ser levado na maca até o pronto atendimento.
A ambulância, que desde 2008 era a única utilizada pelos socorristas, está no conserto e deve voltar a ativa apenas na próxima semana. Enquanto o veículo passa por reformas, as vítimas de acidentes estão sendo socorridas pela equipe do Samu. ?Atendemos cerca de quatro a cinco chamadas por dia e infelizmente ficamos sem veículo nesta semana. Acredito que o problema da ambulância tenha sido provocado pelo desgaste do tempo de uso. Ela foi adquirida em 2004 e desde 2008 era a única utilizada todos os dias?, relata o subtenente José Marildo Azevedo. Além da falta de manutenção, Azevedo aponta o estado precário das vias da cidade como o grande causador do problema identificado nesta semana.
Novo veículoEnquanto a única ambulância está em reforma, os bombeiros lutam para conseguir recursos para equipar a viatura recebida em doação do Governo do Estado nesta semana. O veículo, um furgão zero quilômetro, foi entregue à corporação sem os equipamentos. ?Este procedimento é normal. O Estado repassa a viatura e cada cidade equipa conforme sua realidade. Acredito que vamos precisar de cerca de R$45 a R$50 mil para equipar o veículo e transformá-lo em uma ambulância?, destaca o subtenente.
O valor será retirado do Fundo Municipal e também será levantado junto com a comunidade e com os Bombeiros Comunitários. ?Nosso objetivo é equipá-la o quanto antes para voltar a atender a comunidade com duas ambulâncias?.
Desde a tragédia de 2008, quando um dos veículos dos bombeiros foi soterrado por uma queda de barreira, a equipe de socorro da cidade trabalha apenas com uma ambulância e dois caminhões. A estrutura não chega a ser considerada insuficiente, porém, está no limite, conforme destaca o próprio subtenente. ?Com este novo veículo que recebemos teremos melhores condições de trabalho?.
Acidente
Vanderlei Venera, 48 anos, ficou gravemente ferido após ser atropelado por uma moto, com placas de Gaspar, na noite desta terça-feira, 5. O atropelamento aconteceu na rua José Honoratto Muller, em frente ao colégio Ivo D? Aquino, no bairro Coloninha.
A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar os primeiros socorros à vítima, que apresentava suspeita de traumatismo craniano e ferimentos por todo o corpo. O homem foi encaminhado ao Hospital da cidade, onde a possibilidade de traumatismo foi descartada porém ele foi internado sob observação neurológica.
No momento em que conduzia a vítima para o Hospital, a ambulância do Corpo de Bombeiros quebrou e o paciente precisou ser levado na maca desde a entrada do hospital até o pronto atendimento.
edição 1281
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).