Uma das entidades mais respeitada pela sociedade gasparense é o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar. Prova disto é a enquete realizada no site do Jornal Cruzeiro do Vale, que teve um resultado muito positivo na avaliação do trabalho da corporação. Dos 165 internautas que participaram, 80 consideram o atendimento dos bombeiros ótimo e 50, bom. Para poder melhorar ainda mais a atuação na cidade, o Corpo de Bombeiros recebeu na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, as chaves de uma nova ambulância.
O furgão foi repassado pela esfera estadual da corporação , a adaptação e a plotagem do veículo para que fosse caracterizada e equipada como uma ambulância foram custeados com o dinheiro de um convênio que a entidade possui, em que são depositadas as taxas de vistoria e análise de projetos, e a parte de iluminação interna e externa foi bancada pela Associação de Bombeiros Comunitários de Gaspar. Tudo isto somou um valor de R$124.466,00.
A credibilidade da instituição foi reafirmada no discurso de Laércio Moritz, um dos conselheiros de Gaspar no Conselho Regional de Desenvolvimento, autor do pedido da nova ambulância. ?No momento em que precisei, eles estiveram presentes. Minha filha sofreu um acidente doméstico e de imediato fomos atendidos?, emocionou-se.
O Coronel José Luiz Masik, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, declarou-se contente ao verificar o trabalho que a corporação consegue desenvolver em Gaspar apesar de todas as dificuldades. ?Gaspar tem uma média de bombeiros compatível a de outras cidades de seu porte. Claro que não é ideal, mas estamos buscando cada vez mais pessoas para a corporação?.
O Coronel acredita que o próprio tipo de trabalho realizado pelos bombeiros traga esta confiança por parte da população. ?É um profissional que apóia em momentos difíceis, busca sempre bom serviço e tem dedicação e amor a o que faz?.
O Tenentre Alcione Fragas, responsável pela corporação em Gaspar, explica que os bombeiros são treinados em sua educação na academia a dar respostas às ocorrências independente de quem seja a vítima ou das condições climáticas que existam. Ele afirma que todos os investimentos da corporação são voltados à comunidade. ?Nosso pronto-atendimento, o reflexo do nosso trabalho na catástrofe de 2008, o fato de atendermos todos igualmente, e ser um serviço público ao alcance de todos. Estas são situações que fazem a população conhecer o trabalho dos bombeiros e nos trazem esta credibilidade?, finalizou.
Equipe
Hoje a equipe do Corpo de Bombeiros de Gaspar conta com 19 bombeiros e três funcionários da Prefeitura Municipal de Gaspar. Na estrutura que estes profissionais tem para exercer o seu trabalho estão duas ambulâncias (já contando com a que foi entregue nesta quinta-feira), dois caminhões, um corsa para vistorias, uma saveiro e uma moto. Possui também a maior parte de equipamentos importantes para o trabalho de salvamento.
Edição 1323
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).