Bunge e Sesi inauguram espaço para conhecimento - Jornal Cruzeiro do Vale

Bunge e Sesi inauguram espaço para conhecimento

20/10/2009

Uma parceria entra a Bunge Alimentos e o Serviço Social da Indústria, Sesi, traz para Gaspar o projeto Indústria do Conhecimento, que tem como principal objetivo promover o acesso da população aos meios de informação e conhecimento, através da instalação de bibliotecas em diversas regiões do Brasil.
A biblioteca funcionará junto ao Centro de Divulgação Ambiental e Lazer da Bunge, será inaugurada nesta quarta-feira, 21, e será aberta para toda a comunidade. O projeto nasce com um acervo de mais de 30 mil títulos, incluindo não apenas livros, mas também CDs, DVDs, jornais e outros periódicos, gibis etc., além de um espaço multimídia com TV, aparelho de DVD, impressora e computadores com acesso à internet.
A iniciativa se estende também a todas as unidades da Bunge por meio de um espaço virtual criado na intranet da empresa, onde os colaboradores poderão indicar títulos para leitura, realizar comentários sobre livros já lidos, conferir os procedimentos para doação de obras e até disponibilizar textos próprios para leitura dos colegas.
Ainda no dia 21, paralelamente ao evento de inauguração da biblioteca, ocorre a premiação dos estudantes vencedores do concurso " Seja Jornalista por Um Dia", que este ano avaliou mais de treze mil redações escritas por alunos da rede pública e privada de ensino fundamental da região. A programação do dia para os vencedores inclui uma visita aos viveiros de mudas do Programa Bunge Natureza e uma exposição sobre outras ações de sustentabilidade da empresa, como o projeto de reciclagem de óleo Soya Recicla e o desenvolvimento da embalagem biodegradável do creme vegetal Cyclus. Os alunos também vão conhecer a biblioteca recém inaugurada e participar de um almoço especial, preparado com produtos da linha saudável Cyclus Nutrycell.
"Além de apoiar projetos como esses, construtivos e compromissados com a educação, atuamos também de forma ativa pelo desenvolvimento das pessoas da comunidade por meio da Fundação Bunge, que conta com a participação de nossos colaboradores e demais stakeholders para a discussão e a solução dos desafios que se apresentam nas comunidades do entorno de nossas unidades", completa Marcelo Lima, Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Bunge Alimentos.

 

O projeto

Os brasileiros lêem pouco e apenas 12% têm computador em casa, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Para mudar esta realidade, o Sesi investe em projetos como a Indústria do Conhecimento - centros multimídia que promovem a inclusão digital e facilitam o acesso do trabalhador e sua família à informação e à leitura. Cada unidade da Indústria do Conhecimento é equipada com dez computadores conectados a internet, salas de leitura e bibliotecas com livros, CDs, DVDs, gibis, jornais e revistas. São cerca de 4 mil títulos impressos e 18 mil títulos de mídia eletrônica. Os horários de funcionamento são flexíveis e atendem à necessidade das comunidades.
A infra-estrutura é apenas uma parte do serviço prestado: todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação de conhecimento. Para conhecer uma unidade, procure o Sesi da sua região.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.