A Bunge Alimentos é a maior empresa de Santa Catarina, com valor de vendas que chegou a U$ 8,1 bilhões em 2007. É o que aponta a pesquisa anual da Revista Exame sobre as Melhores & Maiores Empresas do país. Segundo o periódico, o estado tem 13 empresas entre as 500 maiores do país e 45 entre as mil maiores. Juntas, estas empresas faturaram U$ 34 bilhões em 2007.
Para Adalgiso Telles, diretor de Comunicação Corporativa, o crescimento da Bunge no ano passado está diretamente relacionado com o desempenho do setor de consumo e food processor e com o aumento das exportações de grãos e derivados. "Além do bom desempenho indicado pelos números, o ano ficou marcado pela consolidação de uma gestão sustentável de suas operações, conquistada com maior equilíbrio entre os seus ramos de atuação, pela redução de custos e melhoria da eficiência e, principalmente, pelo reforço de parcerias estratégicas com entidades da sociedade civil, produtores rurais, clientes e outras empresas que têm a sustentabilidade como prioridade", destacou.
Depois da Bunge, ocupam as primeiras posições da lista a Sadia, a Celesc, a Weg Equipamentos, e a Tractebel Energia. O levantamento da Exame foi dividido em duas partes. Na primeira delas estão as 500 maiores empresas do país, na segunda, aparecem as empresas colocadas entre as mil maiores. As catarinenses da primeira categoria faturaram, em 2007, U$ 27,8 bilhões, um crescimento de 45,6% em relação a 2006.
No grupo das catarinenses entre as 500 maiores do país, a Celesc foi quem teve o maior crescimento ao subir 26 posições através de um acréscimo nas vendas de 72,9%. Já o maior revés foi atingido pela Tupy Fundições, que caiu 87 colocações e está em 268º lugar no ranking.
Estreantes
Quatro empresas catarinenses estrearam na lista das mil maiores do país. A Weg Automação, de Jaraguá do Sul, a Eletrocal, de Caçador, a Enercan, de Florianópolis, e a Weg Indústrias, de Jaraguá do Sul. Além disso, a Marisol voltou a figurar no ranking depois de ter se afastado em 2007. A empresa faturou U$ 197,4 milhões em 2006 e está em 843º lugar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).