A empresa Bunge Alimentos prepara uma série de ações em comemoração a Semana do Meio Ambiente, que teve início nesta segunda-feira, 1º de junho, e segue até sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Em Gaspar a empresa doará 200 mudas de árvores nativas para a Prefeitura, que fará a distribuição à população. Internamente, promoverá diversas ações para que seus colaboradores e prestadores de serviço também participem da Semana Mundial do Meio Ambiente. A comunicação por e-mail, cartazes e a disponibilidade de sistema de reciclagem estão entre as atividades previstas.
Em Ilhota, 50 jovens protetores ambientais vão participar de uma Blitz Ecológica. A Blitz acontece na sexta-feira, 5, e terá o reforço dos bolsistas do curso de Biologia da Universidade Regional de Blumenau, que trabalham no Viveiro de Mudas do Centro de Divulgação Ambiental e de Lazer da empresa, e de protetores ambientais de Gaspar, que terão sua primeira experiência de campo após a formatura. O objetivo com esta abordagem é sensibilizar e comprometer a população quanto às questões relacionadas à preservação do meio ambiente. A ação prevê a distribuição de fôlderes e mudas de árvores nativas.
Semana
As mudas cedidas pela Bunge à Prefeitura de Gaspar serão entregues durante palestras, que estão sendo organizadas pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e acontecem durante toda esta semana em escolas e entidades da cidade.
Ontem, segunda-feira, o assessor do departamento de meio ambiente Rodolfo Dias Prost ministrou uma palestra na Escola Estadual Honório Miranda. Na quinta-feira, 4, os agricultores associados ao Sindicato Rural assistirão a uma palestra com o gerente florestal da FATMA de Santa Catarina, Jairo Claudino, sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
No sábado, 6, as atividades encerram com uma ação de recuperação da área verde na rua Oriente, no bairro Sete de Setembro.
Empresa possui gestão integrada
As diretrizes da Política de Sustentabilidade Bunge estão associadas ao desenvolvimento econômico das regiões, respeitando o meio ambiente e promovendo a responsabilidade social nas unidades produtoras. Multiplicam-se por meio de ações práticas e pela transparência quanto aos assuntos relacionados às atividades da empresa. Um processo de melhoria contínua do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável é aplicado às unidades por meio de gerenciamento, indicadores de desempenho e avaliações de risco ambiental.
A empresa instala centros de educação ambiental, como o de Gaspar e de São Paulo, para que os colaboradores e comunidades estejam atualizados, inteirados e participem das iniciativas de preservação e educação ambiental. Vale destacar as parcerias com ONGs ambientais e sociais que alcançam o público urbano e rural, a agenda positiva para a fronteira agrícola, o repúdio ao trabalho escravo na cadeia produtiva, e o bloqueio à produção originada de áreas embargadas pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis. A Fundação Bunge, braço social das empresas Bunge no Brasil, também dá a sua contribuição para a sustentabilidade, com projetos educativos que sensibilizam os jovens e criam uma atmosfera favorável ao desenvolvimento de uma cultura socioambiental pró-ativa. Por intermédio de ações sistemáticas de valorização do ser humano e do meio em que ele vive, a Bunge aplica o conceito de sociedade moderna e equilibrada, com base nos três pilares da sustentabilidade: crescimento econômico, desenvolvimento ambiental e responsabilidade social.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).