É com o objetivo de prevenir o uso de drogas e álcool entre os jovens e adolescentes da cidade que o Centro de Acolhimento à Drogadição, CAD, está promovendo um ciclo de palestras nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.
As palestras tiveram início nesta semana no Colégio Frei Godofredo, porém, conforme o coordenador Ricardo Ramos, serão realizadas em todas as escolas até o final do ano letivo e esperam abranger alunos e pais.
Ricardo é consultor e terapeuta em dependência química e foi contratado pela Administração Municipal para atuar no combate às drogas na cidade. "Fui chamado no ano passado para criar este projeto em Gaspar. Estabelecemos o CAD e agora estamos atuando com uma equipe multidisciplinar", explica o especialista, que já desenvolveu o mesmo projeto em cidades do Rio de Janeiro e no município de Brusque.
A equipe multidisciplinar é composta por técnicos das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Fundação Municipal de Esportes e coordenada por Ricardo. O ciclo de palestras é a primeira, de muitas ações planejadas pelo grupo para diminuir os índices de drogadição na cidade. "Vamos capacitar os agentes comunitários de saúde para fazerem uma triagem entre as famílias envolvidas com drogas e álcool e encaminharem para nosso atendimento. Também estamos renovando os convênios com as Casas de Recuperação, para garantir que as pessoas de Gaspar sejam tratadas em Gaspar e possam assim ter o apoio de seus familiares. Para que a pessoa dependente permaneça internada a família terá que participar do atendimento familiar planejado pela equipe do Desenvolvimento Social", explica Ricardo.
Multiplicadores
As escolas que receberem as palestras também irão formar grupos de multiplicadores. São alunos que serão preparados para atuarem de forma efetiva no combate às drogas na escola onde estudam. "Durante as palestras estamos recolhendo as fichas dos alunos interessados em serem multiplicadores. Vamos capacitar estes alunos e eles serão responsáveis em manter um mural com informações permanentes sobre o combate e às conseqüências do uso de drogas", revela o coordenador.
No final do ano, todos os multiplicadores participação de um Simpósio, onde a equipe do CAD espera trazer palestrantes de renome para falarem sobre o perigo das drogas na sociedade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).