A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 1º de fevereiro, foi marcada pela escolha dos nomes que irão integrar as Comissões de trabalho do Poder Legislativo em 2011.
Antônio Dalsóchio, do Partido dos Trabalhadores, assumiu uma das Comissões mais desejadas por todos os partidos, a de Legislação, Justiça e Redação, que também tem entre seus integrantes os vereadores Joceli Campos Lucinda e Raul Schiller.
Outra Comissão que também é muito disputada, por receber importantes projetos para análise, é a de Economia, Finanças e Fiscalização, que neste ano também será presidida por um representante do PT, o vereador Jorge Luis Wiltuschnig. A Comissão terá ainda a participação dos vereadores Kleber Wan-Dall e Luis Carlos Spengler.
O vereador progressista, Luis Carlos Spengler, será o presidente da comissão de Serviço Público, e irá atuar com o apoio dos vereadores José Amarildo Rampelotti e Rodrigo Boeing Althoff.
O outro progressista da Casa, vereador José Hilário Melato, foi escolhido presidente da Comissão de Comissão de Educação, Cultura, Bem-estar Social e Ecologia, que tem também a participação dos vereadores Antônio Dalsochio e Raul Schiller .
A comissão de Urbanismo e Obras Públicas será presidida pelo vereador Rodrigo Boeing Althoff, do Partido Verde, que irá trabalhar ao lado dos vereadores José Amarildo Rampelotti e Kleber Wan-Dall.
O democrata Joceli Campos Lucinda foi escolhido presidente da Comissão de Defesa do Cidadão, que tem ainda como membros os vereadores Jorge Luis Wiltuschnig e José Hilário Melato.
Para o presidente da Casa, Claudionor da Cruz Souza, a formação das Comissões foi muito bem definida e resultará em um ano de muito trabalho para todos os vereadores. ?Sempre tenho dito que temos dez vereadores que representam bem a comunidade e trabalham na mesma linha, com interesse no município, apesar de suas diferenças partidárias?, destaca.
Comissões
As Comissões de trabalho são compostas de pelo menos três membros, observada a proporcionalidade na representação de partidos ou blocos políticos. Estes vereadores se reúnem todas as semanas para elaboração de estudos e emissão de pareceres de projetos enviados para sua análise.
De acordo com o período de vigência pelo qual se instalam, as comissões podem ser permanentes (se ultrapassam legislaturas, apreciando matérias submetidas a seu exame) ou temporárias (se encerram-se ao término da legislatura na qual foram criadas, apenas para o estudo de determinada matéria). Todas as reuniões das comissões são abertas para a comunidade.
edição 1265
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).