Um caminhão Ford Cargo, placas de Gaspar, foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal transportando o dobro de carga permitida. O motorista foi parado na BR-470, em Blumenau, na tarde de quinta-feira dia 15 de julho.
Conforme informações da PRF, o caminhão estava carregado de madeira. Sua capacidade é de, no máximo, 14.500 quilos de carga. Porém, no momento da abordagem, ele estava com 31.240 quilos. Considerando a margem de erro de 5% da balança (exigido por lei), a PRF identificou 15.590 quilos excedentes.
Além da carga maior que o permitido, o caminhão transportava toras acima do limite de altura do painel dianteiro, tinha sinalização defeituosa e não possuía equipamentos obrigatórios. O caminhão ficou detido até que a carga excedente fosse transferida para outro veículo.
Transportar mais carga que o permitido pode causar inúmeros prejuízos ao proprietário do caminhão, motorista e também para a comunidade em geral. Isso porque o excesso de peso danifica as rodovias, faz com que o veículo transite de forma lenta nas estradas e aumenta o risco de acidentes, já que o sistema de freios e suspensão não foram projetados para suportar carga maior.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).