Campanha Diga não ao aumento de vereadores inicia na próxima semana - Jornal Cruzeiro do Vale

Campanha Diga não ao aumento de vereadores inicia na próxima semana

11/07/2011

img2628MD.jpgOutdoors, flyers, anúncios e adesivos. Estas serão as ferramentas utilizadas pelas entidades de classe na campanha ?Diga não ao aumento de vereadores?. O slogan foi definido na reunião realizada na noite de ontem, na sede da Ampe, e que teve a presença dos presidentes da Ampe, Acig, CDl e da imprensa local.

Os materiais começam a ser produzidos ainda esta semana e as artes serão apresentadas aos envolvidos em um almoço nesta quinta-feira, 14, no Restaurante Raul´s. Somente após a aprovação é que os materiais estarão nas ruas, para que a comunidade possa ver e apoiar a campanha, que visa garantir a manutenção de apenas dez vagas no Poder Legislativo gasparense. Atualmente a cidade possui apenas dez vereadores, porém, o atual regimento Interno da Casa permite a eleição de 13 vereadores e o que os vereadores estão propondo é aumentar este número para 15. As entidades querem que ocorra uma mudança no Regimento Interno, mas para apenas dez vagas e propõem o aumento gradativo, com uma nova vaga a cada eleição. Além disso, as entidades também pedem a redução do recesso dos vereadores dos atuais 75 dias para apenas 30.

Para conseguir apoio da comunidade os organizadores também pretendem fazer uma Emenda Popular, com a coleta de assinaturas dos eleitores gasparenses, propondo a redução do número de vagas. Um manifesto também será realizado, mas ainda sem data e local definidos.

 

Entidades iniciam mobilização contra aumento das vagas

 

A exemplo de Jaraguá do Sul, as entidades de classe de Gaspar também estão se mobilizando para tentar impedir que os vereadores votem pelo aumento do número de vagas para o Poder Legislativo nas próximas eleições. Uma reunião realizada na noite desta segunda-feira, 11, reuniu os representantes das entidades como Acig, Ampe, e CDL, para discutir como funcionará a campanha em Gaspar.


Rogério Alves de Andrade, presidente da Acig, explica que a ideia surgiu a partir de conversas com a classe empresarial, onde todos se mostraram contrários ao aumento. ?Esta mobilização é muito necessária pois não queremos mais vereadores, o que queremos é mais asfalto, mais saúde, mais segurança?, aponta o representante da classe empresarial.

Eduardo de Souza, presidente da Ampe, também aponta o descontentamento com o possível aumento de 10 para 15 vereadores. ?Precisamos conscientizar a população e para isso vamos chamar a atenção de todos com outdoors e outras medidas que ainda vamos definir em reunião?, explica.

Até o fechamento desta edição a reunião ainda não havia acabado, mas os líderes empresariais adiantaram que a ideia é se unir a outras entidades como Lions, Rotary e sindicatos para que juntos possam produzir materiais de divulgação mostrando o descontentamento com o possível aumento.


Enquete

Uma breve enquete realizada pela Ampe junto aos seus associados obteve 44 respostas, todas contrárias ao aumento. Entre as manifestações, os empresários afirmaram que ?o aumento no número de vereadores não acrescenta nada para o município?, que ?é preciso melhorar a qualidade e não a quantidade?, e que ?o que precisamos é de pessoas comprometidas com o progresso do município e não somente números?, entre muitos outros posicionamentos contrários.

 

fotopg5boxMD.jpg Em Jaraguá do Sul, entidades empresariais e comunitárias se manifestaram contra o aumento do número de vereadores através de outdoors espalhados pela cidade. A campanha ganhou destaque nacional e obteve resultados positivos, pois coibiu os atuais vereadores a votarem contra o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal que aumentava de 11 para 19 vereadores .

 

edição 1308

Comentários

FAREMOS
16/07/2011 18:05
FAREMOS IGUAL A JARAGUA DO SUL NAO PRECISA MAIS SIM TEM QUE DIMINUIR NA VERDADE
everton santos
14/07/2011 07:49
E uma vergonha para nossa cidade nao temos dinheiro pra manter nosso hospital nossas ruas vivem parece deserto cheia de matos calçadas estragadas uma vergonha e com isso tudu tem coragem de aumentar o numero de vereadore s palavras do ilustre herculano domiçio acorda gaspar
João Oldair Nicoletti
13/07/2011 20:27
Quando acreditamos que não há mais nada que o poder executivo possa fazer que vá nos surpreender, consegue o inusitado, querer aumentar de 10 para 15 o número de vereadores. A comunidade gasparence a exemplo de outras mobilizações que estão ocorrendo em nossa região, deve se manifestar contrária a esta pouca vergonha. É neste momento que devemos ter bem viva em nossa mente, em quem depositamos nossa confiança quando elegemos o atual representante (vereadores), falo isso porque são nestas oportunidades que devemos verificar o comportamento e decisão dos mesmos. Sim, porque é imaginável que alguém que se diz defensor dos interesses da comunidade possa ser favorável a esta palhaçada.
Sejamos críticos e defendamos nossos direitos.
joão de Deus
13/07/2011 16:08
Queria deixar minha opinião ao Sr Luis Antonio Brassanini.

As Ruas dos bairros MACUCO, GASPAR-GRANDE, LAGOA E BELCHIOR a aproximadamente 3 anos atrás PELO QUE ME LEMBRO NÃO EXISTIA RUA.
Hoje tem rua porque foi utilizado dinheiro público para abrir as ruas que existiam e acabaram de existir porque aconteceu à tragédia de 2008, acho que você esqueceu.
Antes de asfaltar essas ruas é preciso melhorar os bairros que ficam alagados porque em suas tubulações nunca foram feitas manutenções.
A ponte da cidade quem prometeu foi o Adilson Schmitt e não o atual governo, eu lembro que ele se comprometeu em dar continuidade na briga pela ponte que o Adilson começou.
Se você quer instalar uma academia ao ar livre, mobilize a sua comunidade, fazem rifas, festas e pede doações que você vai conseguir fazer a academia ao ar livre.
O que eu não acho certo é você pedir dinheiro público para esse fim, vendo que sua comunidade tem outras necessidades conforme foi mencionado.
Sou contra ao aumento do numero de vereadores e devemos se mobilizar para que isso não aconteça.
O pior de tudo é um vereador ter acessor,isso é uma vergonha.
Mas não podemos colocar a culpa no prefeito, temos que colocar a culpa em quem fez as leis.
Temos que dar sugestões de melhorias para os vereadores colocarem em prática,pois são eles que devem buscar alternativas para suas sugestões.
Maria
13/07/2011 12:46
Mais uma cambada para mamar na vaca pública?

Coitado de nós, que pagamos nossos impostos ara sustentar um bando de incompetentes...

Eu aprovo essa campanha! Vocês já repararam que quando o assunto é de interesse próprio, os políticos são ligeirinhos para aprovar leis e perojetos?
CARLOS ALBERTO
13/07/2011 11:36
Mais cinco para não fazer nada. Por favor né.
Repasse este dinheiro para nosso Hospital então.
Falando em Hospital, vai ai uma sugestão.
JÁ QUE A ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DE GASPAR RECLAMA TANTO QUE FALTAM VERBAS PARA ADMINISTRAR O MESMO, PORQUE QUE NÃO PROCURAM ALGUEM DA SECRETARIA REGIONAL, OU DEPUTADO ESTADUAL OU ATÉ MESMO O PREFEITO MUNICIPAL, PARA FALAR COM O GOVERNADOR OU QUEM LIBERA ESTES PROJETOS ABAIXO, (Conselho Deliberativo de cada programa) E PROPONHA A ELES QUE CRIEM O PRO-SAÚDE CATARINENSE, PARA QUE ENTRE NESTES PROGRAMAS DE INCENTIVOS PARA GASPAR E OUTROS MUNICÍPIO NECESSITADOS.

SEGUE ABAIXO PROGRAMAS DE INCENTIVOS QUE O ESTADO DE SANTA CATARINA LIBERA PARA QUE A RECEITA SEJE DIRETAMENTE AOS PROJETOS, SEM QUE PASSEM PELOS COFRES PÚBLICOS ESTADUAIS.

> PRÓ-EMPREGO (Lei 13.992/07) - Incentivo à Geração de Emprego e Renda

> FUNDOSOCIAL (Lei 13.334/05) - Programa de Promoção e Inclusão Social

> SEITEC (Lei 13.336/05) - Incentivo Cultura/Turismo/Esportes

> PRODEC (Lei 13.342/05) - Incentivo à Instalação e Expansão de Empresas

> Incentivo à produção de cervejas e chopes artesanais (Lei 14.961/09)
> ESTIMULO AO CUMPRIMENTO VOLUNTÁRIO (Lei 10.789/98) - Regularidade de Pagamento

> FUNDO PRÓ-EMPREGO (Lei Comp 249/03) - Fundo de Apoio à ME, EPP e à Cooperativa

> INCENTIVO À GERAÇÃO DE EMPREGO POR EMPRESAS CATARINENSES (Lei 11.264/99)

> REFIS/SC (Lei 11.481/00) - Parcelamento e Remissão

> REVIGORAR II (Lei 13.806/06) - Parcelamento e Remissão

> REVIGORAR (Lei 12.646/03) - Parcelamento e Remissão

> ZONA DE PROCESSAMENTO FLORESTAL (Lei 10.169/96) - Incentivo ao Setor Madeireiro

Quem pode propor projetos para tais programas.

Os Municípios e as Secretarias Regionais e Setoriais podem propor projetos. Os projetos de origem dos municípios ou das Secretarias serão apreciados pelo Conselho Deliberativo de cada programa.
Quais os órgãos ou entidades que podem receber recursos desses programas.

Entidades públicas ou privadas, filantrópicas ou sem fins lucrativos, que realizem trabalho com conotação social.
Como contribuir.

O contribuinte do ICMS (Normal ou Substituição Tributária) poderá efetuar o programa de incentivo através de % (percentual) o qual o governo estadual estipula do ICMS apurado no mês (ICMS a pagar);
O incentivo poderá ser compensada em conta gráfica no mês de apuração do ICMS e efetuada até a data limite para pagamento do ICMS, conforme dispõe o Decreto nº 3.178, de 30 de maio de 2005;
O valor do incentivo deverá ser lançado no Campo "contribuição ao Incentivo escolhido" na DIME.
Alem de a empresa contribuir com seu próprio município, o contribuinte poderá lançar também, no mês da apuração, como crédito adicional na DIME correspondente a 10% (dez por cento) do incentivo previsto na legislação.
Os incentivos são recolhidos através de DARE/SC com o código de receita: (dependendo de qual for o escolhido), e depois repassado diretamente ao programa.
OBS: - SE VOCÊS CONHECEM TODOS ESTES INCENTIVOS, DIGA-ME QUAL SERIA MAIS VALIOSO PARA NOSSA POPULAÇÃO.
- EU ESCOLHERIA O PRO-SAUDE CATARINENSE.
Marcos Souza
13/07/2011 07:37
Muito bom, tenho certeza que esta campanha vai dar certo.
A imprensa toda reunida em prol da cidade, assim que tem que ser.
Com o poder de levar a informação a população, os vereadores vão pensar dus vezez antes de votar. Ou será que eles não estão nem ai?
tomara que não.
Luiz Antonio Brassanini
12/07/2011 22:58
Sou presidente da Sociedade Tamandare da Lagoa e a dois anos estou tentando colocar em nossa comunidade uma academia ao ar livre, vou falar com um ele me diz que nao pode, esta sem verba o outro diz que o terreno da sociedade nao e propriedade da prefeitura e assim por diante, por incrivel que pareca esta academia custa menos que um mes de salario desses cinco vereadores e assessores a mais em nosso municipio. Olha so, mais uma sugestao para ser transformada em lei no nosso municipio. Simples e em um ano todos os bairros teriam mais um local de esporte, lazer e saude para todos.
Nice
12/07/2011 22:09
Acho que está mais do que na hora de as entidades de classe e tmb a comunidade se mobilizar e frear os desmandos e abusos políticos não só em nossa cidade mais tmb no país.Não precisamos de mais gente mamando nas tetas do governo,precisamos que os que já estão lá façam por merecer seus salários que são pagos por nós.
Não ao aumento do número de vereadores já!
Luiz Antonio Brassanini
12/07/2011 21:43
E pessoal em pleno seculo XXI nao se faz 10 km por ano em asfalto na nossa Cidade, as ruas gerais dos bairros Macuco, Gaspar Grande, Gasparinho, Lagoa e Belchior continuam sem asfalto para que o progresso chegue a todos, sem falar no conforto e bem estar que este bairros merecem. fazendo um calculo mais ou menos por cima os cincos vereadores a mais custariam mais de R$ 300.000,00 ano aos cofres puplico, isto daria para asfaltar mais de 3 KM de ruas por ano em nossa cidade.Isto sim seria uma materia para ser discutida em sessao e que se torna-se uma lei em nosso Municipio.
Odir Barni
12/07/2011 19:33
Volto ao art. 168 da Constituição Federal, o duodécimo da Câmara está definido em Lei, deve ser repassado até o dia 20 de cada mês às Câmaras Municipais. Louvável a iniciativa da comunidade e das instituições envolvidas, o que precisa, urgentemente, é modificar a legislação. O absurdo maior está no aumento de assessores,conforme já afirmou o Herculano, para consumir a verba que lhes é de direito. Muitas câmaras já criaram e vão criar mais cargos de assessoramento, com valores superior aos dos vereadores, vai ser uma festa de nomeações e rateio do duodécimo. Fácil de resolver, coloque um artigo dizendo: o saldo do duodécimo enviado ao legislativo, deverá ser devolvido ao município de origem no final do exercício e destinado, exclusivamente, para área da saúde do município no ano subsequente. Com isto não estou me posicinando a favor do aumento de cadeiras, a ladroeira neste país está no rateio com cargos comissionados, nos aditivos das licitações. Também está certo o Jacó. Fiquem atentos, eles tem a faca e o queijo na mão, driblam melhor que o Messi.
ALCEU TORRES JR.
12/07/2011 17:28
Creio que o caminho não seja ser contra o aumento do numero de vereadores... o caminho é exigir o seu vereador ou os seus vereadores em constante diálogo com a comunidade, individualmente e coletivamente. Muitos questionam o numero de vereadores, muitos questionam seus salários, mas poucos se mobilizam para faze-los participar das decisões e soluções de suas reividicações. Infelizmente, pouco mudará com 10 ou 13 ou ainda 15, se não nos mobilizarmos para fazer com que os vereadores participem mais dos desembaraços e dificuldades dos trâmites burocraticos que se impõem na realização de cada obra, ou para melhoria da saúde, educação, trânsito, segurança, etc.. mesmo sendo eles legisladores e não executores. O povo quer e deve exigir que seu vereador esteja na rua ouvindo, conversando, explicando, justificando, esclarecendo, programando ações junto ao povo que o elegeu, o povo quer seu vereador correndo atrás de ágeis soluções para seus problemas, o povo quer seu vereador parceiro do prefeito, dos secretários e ACIMA DE TUDO da comunidade sem partidarismos ou picuinhas, O povo quer seu vereador com toda SERIEDADE E AUSTERIDADE, exigindo e participando do melhor para seu município. Não adianta aparecer somente em época de eleição, o povo quer seu vereador DURANTE TODO O MANDATO, ativo, determinado, dinâmico. Desta fórma quanto mais melhor.
Herculano
12/07/2011 13:32
Ao que se identificou como Jacó

Um reparo no que tange a imprensa. A coluna "Olhando a Maré" e eu estivemos sempre questionando esta aberração (jurídica, econômica e moral) dos 17 assessores comissionados de altos vencimentos, que parte dos vereadores até tentou barrar na Câmara, entre eles o ex-presidente Kleber Edson Wan-Dall, PMDB, Todavia, os vereadores foram "engolidos" pela fragilidade assessora e a máquina de humilhá-los (ou cooptá-los, como queiram) do PT.

Jacó
12/07/2011 11:18
Engraçado, onde estava as entidades e a imprensa quando o prefeito mandou o projeto de lei criando 17 (d e z e s s e t e) cargos com salários maiores que os Vereadores?

Outra, se outras cidades não se movimentassem eles fariam esse movimento?

Que coisa não?
João
12/07/2011 09:52
Aplaudo de pé a iniciativa. A comunidade precisa começar a se manifestar ativamente contra esses sangue suga do governo, ou a coisa nunca vai mudar. Continuaremos a trabalhar casa vez mais para sustenta-los e nunca teremos serviço público de qualidade. Nem saúde nem educação (greve já dura 50 dias) e muito menos segurança.
Pedro Jairo Nicoletti
11/07/2011 23:17
Verbas para o hospital não tem, pagar salários decentes para os professores não tem, investir em segurança não tem, manutenção das estradas não tem, ponte é só promessa.

Colocar mais gente para não fazer nada ou atrapalhar, tem verba.

Esta é a péssima gestão Zucki, nunca antes na história de Gaspar.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.