Outdoors, flyers, anúncios e adesivos. Estas serão as ferramentas utilizadas pelas entidades de classe na campanha ?Diga não ao aumento de vereadores?. O slogan foi definido na reunião realizada na noite de ontem, na sede da Ampe, e que teve a presença dos presidentes da Ampe, Acig, CDl e da imprensa local.
Os materiais começam a ser produzidos ainda esta semana e as artes serão apresentadas aos envolvidos em um almoço nesta quinta-feira, 14, no Restaurante Raul´s. Somente após a aprovação é que os materiais estarão nas ruas, para que a comunidade possa ver e apoiar a campanha, que visa garantir a manutenção de apenas dez vagas no Poder Legislativo gasparense. Atualmente a cidade possui apenas dez vereadores, porém, o atual regimento Interno da Casa permite a eleição de 13 vereadores e o que os vereadores estão propondo é aumentar este número para 15. As entidades querem que ocorra uma mudança no Regimento Interno, mas para apenas dez vagas e propõem o aumento gradativo, com uma nova vaga a cada eleição. Além disso, as entidades também pedem a redução do recesso dos vereadores dos atuais 75 dias para apenas 30.
Para conseguir apoio da comunidade os organizadores também pretendem fazer uma Emenda Popular, com a coleta de assinaturas dos eleitores gasparenses, propondo a redução do número de vagas. Um manifesto também será realizado, mas ainda sem data e local definidos.
A exemplo de Jaraguá do Sul, as entidades de classe de Gaspar também estão se mobilizando para tentar impedir que os vereadores votem pelo aumento do número de vagas para o Poder Legislativo nas próximas eleições. Uma reunião realizada na noite desta segunda-feira, 11, reuniu os representantes das entidades como Acig, Ampe, e CDL, para discutir como funcionará a campanha em Gaspar.
Rogério Alves de Andrade, presidente da Acig, explica que a ideia surgiu a partir de conversas com a classe empresarial, onde todos se mostraram contrários ao aumento. ?Esta mobilização é muito necessária pois não queremos mais vereadores, o que queremos é mais asfalto, mais saúde, mais segurança?, aponta o representante da classe empresarial.
Eduardo de Souza, presidente da Ampe, também aponta o descontentamento com o possível aumento de 10 para 15 vereadores. ?Precisamos conscientizar a população e para isso vamos chamar a atenção de todos com outdoors e outras medidas que ainda vamos definir em reunião?, explica.
Até o fechamento desta edição a reunião ainda não havia acabado, mas os líderes empresariais adiantaram que a ideia é se unir a outras entidades como Lions, Rotary e sindicatos para que juntos possam produzir materiais de divulgação mostrando o descontentamento com o possível aumento.
Enquete
Uma breve enquete realizada pela Ampe junto aos seus associados obteve 44 respostas, todas contrárias ao aumento. Entre as manifestações, os empresários afirmaram que ?o aumento no número de vereadores não acrescenta nada para o município?, que ?é preciso melhorar a qualidade e não a quantidade?, e que ?o que precisamos é de pessoas comprometidas com o progresso do município e não somente números?, entre muitos outros posicionamentos contrários.
![]() |
Em Jaraguá do Sul, entidades empresariais e comunitárias se manifestaram contra o aumento do número de vereadores através de outdoors espalhados pela cidade. A campanha ganhou destaque nacional e obteve resultados positivos, pois coibiu os atuais vereadores a votarem contra o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal que aumentava de 11 para 19 vereadores . |
edição 1308
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).