Os candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito de Gaspar que se preparam para concorrer nas eleições de outubro poderão aparecer na telinha durante o período de propaganda eleitoral gratuita. Uma resolução que está sendo analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral, prevê espaço de propaganda televisiva aos candidatos das cidades com mais de 20 mil eleitores.
A resolução já tem parecer favorável do relator, ministro Arnaldo Versiani, e agora aguarda parecer final do TSE. Se aprovada, Gaspar e outras cidades do Vale do Itajaí como Balneário Camboriú, Brusque, Camboriú, Indaial, Itapema, Navegantes, Pomerode, Rio do Sul e Timbó entrariam na lista de 39 cidades catarinenses com propaganda eleitoral local a partir do pleito de 7 de outubro. Atualmente, apenas as cidades de Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Joinville, Criciúma, Lages, Chapecó, São José e Xanxerê possuem programas televisivos locais.
A equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale consultou os representantes dos três maiores partidos políticos da cidade. Para o presidente do PMDB local, Roberto Pereira, a propaganda televisiva será mais uma forma de divulgar os candidatos e dará boa publicidade. ?Porém, também representará um investimento a mais na campanha e terá um custo alto. Esta seria nossa única preocupação. Mas vejo como positiva esta possibilidade?, afirma.
José Hilário Melato, presidente do PP, acredita que se aprovada, a campanha televisiva será um grande salto para a cidade. ?Hoje, temos 40 mil eleitores na cidade, não podemos mais ficar fazendo campanha de porta em porta. Sem apoio da mídia televisiva não vamos conseguir levar nossas propostas e plano de governo até todos os eleitores. Nós do partido estamos com uma grande expectativa de poder ter esta evolução em nossa cidade. Todos sairão ganhando, os candidatos e os eleitores, que poderão avaliar melhor todas as propostas?, opina.
Para o vice-presidente do PT, Doraci Vanz, esta é uma mudança que precisa ser muito bem avaliada, pois nem todas as residências da cidade têm acesso aos canais locais. ?Muitas moradias têm parabólica e nestas casas a propaganda não vai chegar. Acredito que as atuais mídias, impressa e rádio, são suficientes para uma cidade do porte de Gaspar, porém, caso seja aprovada a propaganda televisiva, o PT vai investir também neste canal?, aponta.
Atualmente, os candidatos de Gaspar participam apenas do horário eleitoral gratuito das rádios. A campanha também acontece através de mídias impressas.
Proposta
A resolução em discussão no TSE prevê que nas cidades onde existe mais de uma emissora de televisão, apenas uma transmitirá o programa da cidade sede e as demais ficarão encarregadas de transmitir a propaganda dos demais municípios da região. A definição sobre qual cidade seria responsabilidade de cada canal sairia de um sorteio entre as emissoras e o Tribunal Regional Eleitoral ou por uma avaliação levando em conta critérios como a audiência.
A mudança vem sendo discutida com cautela pelas emissoras de televisão de todo o país e também pela Justiça Eleitoral, pois a aprovação da medida traria a necessidade de adaptações a menos de três meses do início do horário eleitoral gratuito, programado para 21 de agosto.
Edição 1392
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).