Pintura, rede elétrica e hidráulica. Apenas estas três etapas separam José Sabino Neto, 75 anos, e sua esposa Severina Alves Sabino, 71 anos, de seu novo lar. A previsão é de que as obras sejam concluídas nas próximas semanas e a solenidade de entrega das chaves da construção ao casal de idosos acontece no próximo dia 2 de maio, às 12h.
A casa que passará a abrigar o casal está localizada na rua Manoel Bernardo da Silva, no bairro Figueira, e foi construída através de doações de empresas e da comunidade em mais uma campanha encabeçada pelo Jornal Cruzeiro do Vale. Em menos de dois meses, a população gasparense se mobilizou e levantou todo o material necessário para que a obra tivesse início. Agora, operários trabalham na finalização dos serviços, que devem ser concluídos com uma semana de antecedência.
Todas as pessoas e empresas que fizeram doações para que o sonho de José Sabino e Severina Alves se tornasse realidade são convidadas a prestigiar a solenidade de entrega, que contará com uma pequena confraternização após o evento.
Antes de vislumbrar a nova casa, o casal procurou ajuda de várias entidades da cidade, pois perdeu tudo o que tinha com a enchente de novembro e não conseguia mais arcar com as despesas de aluguel, remédios e outras contas apenas com a aposentadoria de José, que vive em Gaspar com sua esposa há mais de 30 anos.
Até o mês de fevereiro, o local que o casal chamava de casa resumia-se a pedaços de madeira empilhados, outros soltos pelo terreno, e uma grama alta no jardim, que dava um ar de abandono à construção. Agora, as paredes de alvenaria sustentam um telhado forte. As janelas e portas dão segurança e a casa volta a ser um local de conforto.
Construção
Foi erguida uma construção de 63m². Para isso, foi elaborada uma planta e realizado um levantamento dos materiais necessários para a obra. Além do Jornal Cruzeiro do Vale, a comunidade também pôde conferir a lista de materiais a serem doados na loja Santos Materiais de Construção.
Etapas da obra
16 de abril: A casa de José Sabino e Severina recebe revestimento de piso cerâmico
15 de abril: Após o término do reboco externo e interno, pedreiros colocam as janelas na residência
8 de abril: Cobertura é concluída e pedreiros começam a rebocar a residência
1º de abril: Colocação da laje na residência
27 de março: Todas as paredes foram erguidas, o próximo passo é a colocação da laje
20 de março: Com paredes erguidas, casa começa a tomar forma
19 de março: Os primeiros tijolos são assentados na construção
19 de março: contrapiso foi concluído e a obra recebe manta asfáltica. Sr José Sabino acompanha as etapas da obra.
16 de março: Pedreiros concretam fundamento da casa
9 de março: Pedreiros iniciam a construção
6 de março: Velho casebre é demolido
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).