?Você é o que você come?. Esta frase já ficou popular e entrou para o cotidiano das pessoas e vem reforçar a ideia de que os cuidados com a alimentação trazem benefícios e qualidade de vida para todos. Os dias 11 e 16 de outubro ressaltam a preocupação com o peso e alimentação, sendo que o primeiro é o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade e o segundo é Dia Mundial da Alimentação. As duas datas estão relacionadas, já que o peso e a alimentação dependem um do outro.
Foi com cuidados na alimentação através de uma dieta estabelecida por uma nutricionista, além de rotina de exercícios em uma academia e remédios macrobióticos que o filho de M. G. F. conseguiu perder peso.
Desde pequeno ele estava acima do peso e agora, no início da adolescência, ele decidiu que queria mudar esta realidade. ?Ele não chegou a ter problemas de saúde, mas percebíamos que ele tinha vontade de emagrecer. Na escola, os colegas de sala não tinham preconceito com ele, mas ele sofria com os alunos de outras salas?, contou.
Foi no ano passado que o garoto passou por esta mudança de cotidiano e sua mãe diz já ter visto resultados positivos, principalmente no que diz respeito a autoestima e a segurança que tem em si mesmo.
?As pessoas precisam parar de marginalizar a pessoa que está acima do peso. Nos filmes, por exemplo, o mais bobo e atrapalhado é sempre o gordo. Não há diferença entre gordo e magro, nenhum é melhor do que o outro?, defende.
Ação governamental
Entre os planos do Ministério da Saúde para os próximos dez anos está reduzir a obesidade infantil e deter o crescimento do problema entre adolescentes e adultos.
A obesidade está incluída no Plano de Ações de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que visa incentivar a alimentação saudável e a prática de exercícios. Um dos fatores de risco da obesidade é de que ela leva para doenças cardiovasculares e diabetes.
Edição 1334
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).