Carteira de Identidade passa a ser produzida em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Carteira de Identidade passa a ser produzida em Gaspar

19/08/2008

009MD.jpgA partir desta semana os gasparenses que quiserem solicitar sua Carteira de Identidade não precisarão mais se dirigir até Blumenau. O serviço passou a ser oferecido desde a última sexta-feira, 15, no departamento de emissão de documentos, na Prefeitura, como forma de agilizar o processo e facilitar a emissão do documento para a comunidade.

Até então, a confecção da Carteira de Identidade demorava cerca de 40 dias para ser concluída e chegar até as mãos dos gasparenses, que precisavam se deslocar até Blumenau para solicitar o documento.

Agora, a expectativa é de que o período de espera seja reduzido para cerca de 10 dias.

De acordo com informações repassadas pelo Departamento de Emissão de Documentos, a cada mês cerca de 400 Carteiras de Identidade eram solicitadas via Prefeitura, fato que sobrecarregava o processo em Blumenau e tornava o sistema mais lento.

Com a mudança, o município de Ilhota também será beneficiado e a população da cidade vizinha poderá solicitar o documento em Gaspar, fato que também agilizará o serviço na cidade vizinha.

No total, duas funcionárias estão trabalhando com acesso aos computadores e máquinas para digitalização e impressão da carteira. As funcionárias foram treinadas pela equipe do Instituto Geral de Perícias, IGP, e estão aptas para confeccionar o documento.

Todo equipamento utilizado para o novo serviço foi instalado e testado durante a semana. Ainda na tarde desta sexta-feira, novas Carteiras de Identidade já começam a ser emitidas. "Todo o processo na região será agilizado, favorecendo os moradores da cidade, além de Blumenau e Ilhota", afirma o assessor de direção do Instituto Geral de Perícias, Jorge Luiz Kloppel.

Documentos

Os interessados em retirar o documento no Departamento de Emissão de Documentos, anexo a Prefeitura, devem comparecer com duas fotos 3x4 recentes, Certidão de Nascimento, para solteiros, ou de Casamento (original e cópia autenticada por tabelião), para casados.

O custo da primeira via para confecção do documento é de R$ 12, e da 2ª via é de R$ 20. Os valores são repassados para a Secretaria de Segurança Pública. O boleto para pagamento do DARE pode ser encontrado na http://www.igp.sc.gov.br.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.