Censo ainda precisa ouvir 400 lares gasparenses - Jornal Cruzeiro do Vale

Censo ainda precisa ouvir 400 lares gasparenses

26/10/2010

fotopg8abreMD.jpgA equipe responsável pela apuração de dados para o Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, já superou as expectativas que havia para o município. A estimativa de Gaspar, que pode ser consultada no site da instituição, está em um percentual de 102,03% em relação à população recenseada, o que corresponde a um total de 56.613 habitantes, e os domicílios ocupados que passaram pelo questionário correspondem ao número de 17.508, chegando a 104,12% do que era esperado para a cidade.

 Apesar de positivo, o resultado ainda não é suficiente para a equipe do Censo, que tem até esta quarta-feira, 27, para agendar as visitas aos lares gasparenses. A agente censitária municipal Bárbara Regina Lenfers explica que ainda há cerca de 400 residências fechadas, que não tiveram participação nas estatísticas do IBGE. ?Queremos diminuir este número e temos até a terça-feira para fazer isto. Pedimos para que as pessoas que não foram contabilizadas entrem em contato conosco por telefone e agendem uma entrevista?. Outra atitude tomada para contar mais dados foi um plantão realizado na sede do IBGE em Gaspar neste final de semana, que trouxe resultados positivos, que fizeram a estimativa, que na sexta-feira era de 101% passar para 102,3%.

Bárbara destaca que é importante que as pessoas conversem com a família antes de entrar em contato com a equipe do Censo, pois várias vezes uma pessoa respondeu ao questionário, porém o resto da família não sabe disto e chama os recenseadores para repassar seus dados. A agente censitária também relata que um supervisor do IBGE pode aparecer em qualquer uma das residências gasparenses para fazer uma reentrevista, e assim, conferir se o levantamento de dados está sendo feito de forma correta.

A importância do Censo 2010 não está apenas em gerar estatísticas sobre a cidade, mas também no que pode ser feito a partir destas estatísticas. ?O censo ajuda na hora de fazer o planejamento de ações a serem realizadas na cidade, e, caso a quantidade de domicílio entrevistados passe um certo número, é possível que mais recursos federais sejam encaminhados para a cidade?, declara Bárbara.


Serviço:

Quem ainda não respondeu ao Censo 2010 deve entrar em contato com os recenseadores até esta terça-feira, 26. O contato pode ser feito pelo número 3332-9050.

edição 1241

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.