O Centro Comunitário Santa Terezinha foi o local escolhido pela Caixa Econômica Federal para montar a central de comando para liberação do FGTS aos atingidos pelas cheias de setembro. O benefício começará a ser liberado na próxima segunda-feira, 31, por ordem de ruas atingidas.
A lista oficial da data em que os moradores de cada rua poderão retirar o benefício ainda está sendo elaborada pela Caixa e será divulgada até esta quarta-feira, 26.
Nos municípios com declaração de situação de emergência, que é o caso de Gaspar e Ilhota, os trabalhadores residentes nas áreas atingidas e informadas pelo município têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 5.400 por conta de FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.
Em Ilhota, a central para liberação do benefício será montada no Ginásio Municipal da cidade e a distribuição ocorrerá de 7 a 9 de novembro.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A LIBERAÇÃO DO SAQUE FGTS POR CALAMIDADE/EMERGÊNCIA:
- Carteira de Identidade e CPF ? Original e fotocópia;
- Carteira de Trabalho ? Original e fotocópia das páginas onde constam a foto e qualificação civil (no verso da foto), todos os contratos de trabalho e número do PIS;
A CAIXA orienta que, no caso de extravio ou perda da CTPS, o trabalhador providencie nova carteira, e solicite ao INSS o CNIS (documento onde constam os vínculos empregatícios).
- Comprovante de endereço e nome do trabalhador ? Original e fotocópia emitido até 120 dias antes do evento, ou seja, de 12/05/2011 a 08/09/2011;
A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja em nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
A CAIXA alerta que, na falta de qualquer um dos documentos acima citados o trabalhador não poderá ser atendido, tendo que providenciar os documentos faltantes, o que resultará em seu retorno para o final da fila de espera;
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o número e cópia do cartão da conta, para facilitar o crédito.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).