Os moradores dos bairros Bela Vista e Figueira que se encontram em situação de vulnerabilidade social terão auxílio especializado a partir da próxima terça-feira, 13, quando será inaugurado o Centro de Referência de Assistência Social no bairro. O local irá oferecer serviços de atendimento sócio-educativo e assistencial para pessoas que enfrentam problemas familiares e comunitários.
Uma equipe formada por psicólogo, assistente social, educador, coordenador e auxiliar administrativo será responsável pelo atendimento à comunidade. A pedagoga Alcinda de Jesus Nogueira Mueller explica que apesar de esta ser a equipe de referência, outros profissionais poderão ser agregados na execução dos serviços, dependendo da demanda. "Este grupo pode aumentar com a inclusão de profissionais de outras áreas, como saúde e educação, para que o atendimento seja ainda mais completo".
O Cras do Bela Vista irá abrigar o Programa de Atenção Integral à Família - um conjunto de ações relativas ao acolhimento, orientação e inserção em serviços sócio-educativos e de convivência da assistência social, além de encaminhamentos a outras políticas acompanhamento sócio-familiar.
De acordo com a educadora Vera Márcia Pinheiro, o objetivo do Cras é contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social. Ela explica que o sistema funcionará de maneira semelhante ao Sistema Único de Saúde, SUS. "No caso da saúde, os moradores passam primeiro pelo ESF, depois para o CAR e depois para o hospital, dependendo da complexidade do atendimento. Aqui, serão atendidos todos os casos de baixa complexidade. Os de média e alta serão encaminhados para outras instâncias, como a Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo".
Cras
O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública da política de assistência social, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência.
Em Gaspar, o primeiro Cras foi inaugurado ano passado, mas teve sua construção danificada pela catástrofe de novembro e apresentava problemas estruturais. O projeto do Centro foi reelaborado e encaminhado para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em Florianópolis, que aprovou sua reabertura no Bela Vista.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).