Prestes a completar um ano da mudança do Código de Endereçamento Postal em Gaspar, algumas questões relacionadas ao CEP ainda causam dúvidas na população. Desde 1º de setembro de 2016, a cidade extinguiu o tradicional 89110-000 e o município passou a ter um número específico para cada rua, avenida e logradouro. A numeração varia entre 89110-001 a 89110-999 para a área urbana. Já para os endereços localizados na zona rural, o único CEP a ser utilizado passou a ser o 89119-899.
A adesão de CEP por rua é realizada para que os trabalhos de entrega sejam realizados com mais facilidade. Em Gaspar, ela aconteceu tarde, afinal é realizada em cidades com mais de 50 mil habitantes e a cidade já ultrapassou esse número há bastante tempo.
Assim que a mudança foi anunciada, diversas listas com o nome das ruas de Gaspar e seus respectivos CEPs foram divulgadas. Fazer a população esquecer o 89110-000 e decorar um novo número não é uma tarefa fácil. Mas, além de fazer com que novos CEPs fossem decorados e com que cadastros fossem atualizados, outra situação causou e ainda causa dúvida e até mesmo estresse na comunidade, principalmente em quem faz compras pela internet.
A facilidade da compra pela internet faz com que cada vez mais pessoas optem por acessar sites para adquirir novos produtos. Ao finalizar uma compra no conhecido site Mercado Livre, o CEP da rua de um morador de Gaspar não foi reconhecido. A situação gerou certo desconforto, afinal ele teve que alterar o endereço de entrega para o local de trabalho.
Segundo o Diretor de Cadastro Técnico da Prefeitura de Gaspar, Gustavo Lindner Foppa, situações como esta existem porque alguns sites não atualizam seus sistemas com frequência. “Sites de compra muitas vezes deixam de atualizar o sistema, e isso faz com que a relação de endereços não esteja compatível com os novos dados. Nesta situação, aconselhamos que o comprador utilize o CEP da rua mais próxima”, aconselha.
Se a situação das pessoas que moram em ruas em que o CEP não é reconhecido parece fácil de ser resolvida, o que pensar das ruas que não possuem CEP? Sobre este caso, o Diretor de Cadastro Técnico afirma que, em Gaspar, pelo menos cinco ruas não possuem CEP. “Essas cinco ruas não possuem CEP por estarem, de alguma forma, irregulares. Temos esse número porque os moradores já nos procuraram para informar, mas pode ser que existam mais ruas sem o número. Os casos estão sendo estudados e os moradores destas localidades estão cientes da situação. Qualquer dúvida, porém, todos podem nos procurar. Estamos à disposição para orientar”.
Há quem não encontre o CEP da rua em que mora. Existem aqueles que passam trabalho por sites não reconhecerem o seu CEP. Temos ainda cadastros incompletos e encomendas enviadas para o ‘CEP do vizinho’. Entre todas as situações, a que parece mais grave é a enfrentada todos os dias pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar.
Segundo o Gestor Executivo da CDL, Jefferson Schramm, todos os dias diversas pessoas procuram a entidade para realizar uma consulta de CPF. E é neste momento que a situação fica, muitas vezes, complicada. “Para fazer uma consulta financeira, o sistema nos obriga a atualizar o endereço. Aí a pessoa nos passa o nome da rua e não encontramos o CEP. Com base nas pessoas que nos procuram para uma consulta, temos noção de que muitas ruas ainda estão sem CEP”. Ainda segundo Jefferson, para que a consulta seja finalizada e o cliente saia da CDL com sua ficha financeira, o CEP rural é cadastrado no sistema no lugar do CEP correto. “Muitas ruas nem estão em áreas rurais e mesmo assim temos que atualizar desta forma para poder finalizar a consulta. Isso é muito ruim, porque, aí, o lojista continua com um cadastro que não está 100% atualizado de forma correta. Já solicitamos mudanças para a prefeitura e acredito que eles estejam trabalhando em cima disso”.
Apesar de ser a única saída, o Diretor de Cadastro Técnico da Prefeitura de Gaspar, Gustavo Lindner Foppa, afirma que a comunidade deve ter atenção ao utilizar o CEP rural. “Muitos acham que por não ter CEP devem utilizar o código rural. Mas isso não é verdade. O número serve para quem, de fato, vive em zona rural. Isso se adéqua, inclusive, para quem deseja se cadastrar em lojas, por exemplo”.
Quase um ano após a implantação do CEP por rua em Gaspar, a comunidade espera, também, a troca das placas que indicam o CEP e o nome da rua em questão. Até o momento, algumas placas espalhadas pela cidade possuem apenas o nome da rua e em outras consta o número do CEP antigo, o que pode causar ainda mais dúvida na população. “No ano passado, uma empresa veio até a cidade mostrar um modelo de placa nova. A previsão é de que este ano ainda elas sejam atualizadas e trocadas”, justifica Gustavo Lindner Foppa, Diretor de Cadastro Técnico da Prefeitura.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).