A partir de julho deste ano o lixo estará presente nas escolas de Gaspar. Não como resíduos ou materiais descartados, mas como tema do novo projeto de educação ambiental "Reciclando Valores".
A iniciativa será voltada à conscientização dos estudantes sobre a importância da prática da coleta seletiva e terá como objetivo estimular a comunidade gasparense a separar melhor os materiais, beneficiando assim o meio ambiente e garantindo a saúde da população.
O projeto será desenvolvido na cidade através de uma parceria do Serviço Autônomo Municipal de Saneamento, Samusa, a Prefeitura de Gaspar e a empresa Reciclar, responsável pela coleta do lixo reciclável na cidade.
Conforme informações da autarquia, todos os bairros da cidade receberão o projeto que, além das escolas, irá contemplar empresas e associações de moradores. "É preciso sensibilizar as pessoas para que os resíduos sejam separados adequadamente, possibilitando a realização da coleta seletiva e o aumento do potencial de reciclagem dos materiais descartados", destaca o diretor presidente do Samusa, Lovídio Bertoldi.
O projeto também promoverá a capacitação dos agentes comunitários de saúde, para que os profissionais se tornem multiplicadores da política de reciclagem, e de servidores públicos municipais. Haverá também palestras nas associações de moradores e divulgação nas escolas e nos comércios da região.
Exemplo
Programas de conscientização ambiental e reciclagem têm sido aplicados em diferentes partes do país. Em Curitiba, por exemplo, o projeto "Lixo Que Não É Lixo", promove a coleta domiciliar e em supermercados, onde os resíduos recicláveis são trocados por vales-compra. A prefeitura assume o custo de coleta e o material recolhido é doado a uma entidade assistencial, que o processa e comercializa, destinando o lucro para suas atividades assistenciais.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).