A luta de lideranças políticas e empresariais gasparenses pela implantação da 4ª vara no Fórum de Gaspar continua. Em sua última ação, eles se reuniram em Florianópolis com o presidente do Tribunal de Justiça, José Trindade dos Santos. As dificuldades que a Comarca de Gaspar enfrenta na execução de seu trabalho foram apresentadas pela comissão em reunião às 14h, no próprio Tribunal de Justiça.
O ex-deputado Álvaro Correia fez parte da comitiva e voltou da capital otimista quanto às providências que serão tomadas para a solução dos problemas da Comarca de Gaspar. Ele relatou que por mais de uma hora o presidente e seus assessores ouviram a descrição das deficiências que emperram os serviços forenses. No mesmo momento, iniciou-se uma discussão com os presentes sobre as medidas que são mais adequadas e urgentes para acabar os vários problemas. Entre eles estão a falta de espaço, de servidores e de infraestrutura, o que traz por conseqüência o acúmulo de processos, que hoje já somam um número que ultrapassa a marca dos 37 mil.
A expectativa da comissão, de acordo com a presidente da OAB de Gaspar, Meri Terezinha Zibetti, era positiva e a reunião foi mais do que ela esperava. ?Na próxima semana deve vir a Gaspar uma comissão do Tribunal de Justiça para analisar a situação do Fórum. Há a possibilidade de eles estudarem salas para locar para a implantação da quarta vara ou até mesmo um local maior para transferir todo o fórum até que seja construída a nova estrutra. No entanto, não há nada confirmado, dependemos da análise desta comissão?. Méri afirma que o maior problema da Comarca de Gaspar hoje é o espaço físico. A estrutura é pequena e tanto a parte elétrica quanto a hidráulica estão prejudicadas, não trazendo segurança alguma àqueles que trabalham no local. Ela ainda diz que o prédio chegou a ser condenado pelo próprio Corpo de Bombeiros de Gaspar.
Integraram a comissão que foi à capital a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, o Presidente da Câmara de Vereadores Claudionor da Cruz Souza, o vereador integrante da comissão parlamentar Kléber Wan-Dall, o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas José Eduardo de Souza, o presidente da Associação Empresarial de Gaspar Rogério Andrade, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Gaspar Meri Terezinha Zibetti, o advogado Valmor Beduschi Júnior e o ex-deputado Álvaro Correia. Esteve presente o deputado estadual Renato Hinning, dando apoio à comitiva.
Entenda o caso
A discussão sobre a ampliação do Fórum da Comarca de Gaspar se iniciou no ano de 2009, com uma denúncia do ex-parlamentar Alvaro Correia sobre os problemas gerados pela falta de infraestrutura e pelos processos que se acumulam devido à falta de profissionais.
Alvaro escreveu um artigo para o Jornal Cruzeiro do Vale, relatando a situação. O texto publicado foi lido na tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Renato Hinning e encaminhado ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Os problemas foram novamente denunciados em uma reportagem publicada no mesmo jornal no mês de agosto de 2010. Lideranças políticas e empresariais uniram-se então para lutar pela ampliação do fórum e pela implantação da 4ª Vara, instalada no ano de 2002, mas que ainda aguarda para ser implantada. Com a 4ª vara, mais um juiz e assessores viriam para a Comarca de Gaspar. A expectativa da comitiva é de que com estes dois problemas resolvidos, os mais de 37 mil processos possam, finalmente, ser analisados.
edição 1259
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).