Os outdoors da campanha Diga Não ao aumento do número de vereadores continuam espalhados pelas ruas da cidade, porém parecem não ter intimidado os vereadores que integram a comissão especial formada para propor mudanças na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara, que na noite de sexta-feira, 19, propuseram o aumento das atuais dez para 13 vagas na Câmara de Vereadores de Gaspar a partir da eleições do próximo ano.
A proposta seria definida em reunião agendada para a noite desta segunda-feira, 22, porém, foi antecipada para sexta-feira, e no mesmo dia a comissão deu entrada do documento na Câmara de Vereadores. A proposta passará agora pela análise de uma nova comissão e após o parecer, entrará em votação. A Câmara tem até o dia 6 de outubro para publicar no Diário Oficial a Emenda da Lei Orgânica do Município. Segundo o vereador Raul Schiller, presidente da Comissão, a decisão precisou ser antecipada exatamente por causa deste prazo. ?Se deixássemos para segunda-feira o assunto só entraria na sessão do dia 30 não teríamos tempo hábil para avaliar e aprovar a proposta?, explica.
José Eduardo de Souza, presidente da Ampe e líder da comissão responsável pela campanha que espalhou os outdoors pela cidade, explica que a proposta protocolada pelos vereadores mostra que o que está prevalecendo na cidade é a vontade política e não da sociedade. ?Nós continuamos sendo contra este aumento abrupto de vagas. Sugerimos o aumento gradual, de um vereador por legislatura, mas não fomos atendidos. Agora vamos nos reunir novamente e deveremos apelar para uma ação popular, com abaixo assinado da comunidade pedindo que sejam mantidas as dez vagas nas próximas eleições?, alerta o representante da classe empresarial.
Outras mudanças
Além do aumento do número de vagas, os vereadores Claudionor da Cruz Souza, José Amarildo Rampelotti, José Hilário Melato e Raul Schiller, que integram a comissão, propuseram também a redução do recesso parlamentar de 78 para 55 dias; a reeleição para o mandato da mesa diretora, que com a nova proposta poderá ser reeleita no ano subsequente ao seu mandato; e a votação de Projeto de Lei em turno único (primeira votação e redação final).
Edição 1320
_______________________________________
Vereadores propoem aumentar para 13 as vagas no Legislativo
A comissão especial formada para propor as mudanças na Lei Orgânica do Município, e que se reuniria na próxima segunda-feira, 22, decidiu antecipar sua decisão e após reunião realizada nesta sexta-feira, 19, decidiu protocolar suas propostas na Câmara Municipal.
Apesar das manifestações das entidades de classe e alguns sindicatos, os vereadores decidiram propor o aumento do número de vereadores para 13. O pedido dos manifestantes era de que se mantivesse dez vagas para o Poder Legislativo em 2012. Já os vereadores defendiam o aumento e poderiam propor até 15 vagas.
Outra mudança proposta é a redução do recesso parlamentar de 78 dias para 55 dias; o mandato da mesa diretora que com a nova proposta poderá ser reeleita no ano subsequente ao seu mandato; e a votação de Projeto de Lei em turno único (primeira votação e redação final).
Integram a comissão os vereadores Claudionor da Cruz Souza, José Amarildo Rampelotti, José Hilário Melato e Raul Schiller. Além dos quatro vereadores, participaram do encontro o vereador Kleber Edson Wan-Dall e assessores parlamentares.
Agora, o Projeto de Emenda que altera a LOM ficará sob análise de uma comissão especial que deverá ser definida no início da próxima semana pelas lideranças partidárias na Câmara. Após o parecer da comissão, o Projeto de Emenda entrará para votação no plenário em sessão ordinária. A Câmara tem até o dia 6 de outubro para publicar no Diário Oficial a Emenda Lei Orgânica do Município.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).