Comissão vai se reunir na segunda para definir mudanças - Jornal Cruzeiro do Vale

Comissão vai se reunir na segunda para definir mudanças

10/08/2011

A Comissão Especial, formada para propor as mudanças na Lei Orgânica do município e no Regimento Interno da Câmara, estará reunida nesta segunda-feira, 15, para avaliar as propostas apresentadas pela comunidade durante a audiência pública realizada na noite da última terça-feira, 9. A audiência lotou o plenário da Câmara de Vereadores e a maioria dos presentes que fez uso da palavra se mostrou favorável ao aumento do número de vagas no Poder Legislativo em 2012.

Entre as propostas apresentadas estão o aumento para 15 vagas; a permanência do regimento como está, o que faria com que a cidade elegesse 13 vereadores nas próximas eleições; o aumento para 15 vagas, porém com redução dos salários dos edis; e o aumento gradativo, sendo um vereador a mais eleito a cada legislatura. ?Vamos avaliar cada proposta e definir o que é melhor para a cidade. vamos ouvir também o posicionamento dos partidos?, explica Raul Schiller, presidente da Comissão.

A mudança na legislação para garantir a eleição de apenas dez vereadores é um pedido das entidades de classe que, baseadas em pesquisas com seus associados, iniciaram a campanha ?Diga Não?. Como as manifestações na audiência não deram voz à campanha, os líderes das entidades ainda não sabem quais medidas tomarão a partir de agora. O grupo estará reunido em breve para definir se inicia uma Emenda Popular com a proposta da redução ou se encerra a campanha. Para ter validade nas próximas eleições, as mudanças no Regimento Interno devem ser votadas na Câmara de Vereadores até meados de setembro.

Edição 1315

 

Comunidade lota a Câmara para discutir aumento de vagas

 



A audiência pública realizada na noite desta terça-feira, 9, lotou o plenário da Câmara de Vereadores. Lideranças comunitárias, políticas e empresariais participaram da discussão sobre as mudanças na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara. Como já era de se esperar, as discussões se concentraram em torno da polêmica do aumento do número de vagas no Poder Legislativo a partir das eleições de 2012.

Apesar da ação encabeçada pelas entidades empresariais como Acig, Ampe, CDL, que já ganhou as ruas com manifestações contra o aumento do número de vagas, os posicionamentos contrários durante a audiência foram tímidos. Apenas os representantes da Acig e Ampe, Rogério Alves e Eduardo Souza, fizeram uso da tribuna para discursar contra o aumento.

Lideranças políticas e comunitárias também fizeram uso da tribuna, todas para apoiar o aumento do número de vagas no Legislativo. Entre os discursantes estavam representantes das Associações de Moradores do Santa Terezinha, Arraial, Figueira e Bateias.

Entre os vereadores, Kleber Wan-Dall e Rodrigo Althoff se posicionaram contra o aumento. Luis Carlos Spengler disse ser a favor, mas sugeriu que, para evitar aumento de gastos, diminua-se o valor do salário pago aos vereadores. Alguns secretários municipais também se manifestaram a favor do aumento.

A audiência terminou depois de mais de duas horas de duração e sem nenhum consenso entre as lideranças que se dizem contrárias e a favor do aumento o número de vagas. A proposta da comissão de vereadores formada no início do ano para avaliar a questão é de que haja o aumento dos atuais 13 (previstos na lei) para 15 vereadores. O projeto de lei que prevê as mudanças deverá ser votado até meados do mês de setembro.

Como os vereadores não se manifestaram pela redução do número de vagas, a única forma de as entidades que se dizem contrárias ao aumento conseguirem garantir a manutenção das dez vagas é através de uma Emenda Popular, com a coleta de assinaturas dos eleitores gasparenses propondo a redução do número de vagas.

img4021MD.jpgEdição 1317

Comentários

Felipe
15/08/2011 11:21
Nação melhor será construída quando o sistema político brasileiro mudar.
Cargos políticos do brasil hoje, se comparam com emprego. Começa com vereador, e ao longo da "carreira", conquistam as "promoções" (deputados, senadores, presidente). É um verdadeiro absurdo!

Cargo político deveria receber um salário minímo! Assim, forçaria essa cambada a estar trabalhando porque querem realmente contribuir para o o povo, e não "sugar" o dinheiro dele.

Está mais do que na hora do povo gasparense acordar e começar a lutar pra acabar com essa palhaçada!

Vão trabalhar cambada!
ALCEU TORRES JR
11/08/2011 17:10
Parabéns ao Sr. Márcio José, pela diplomacia, educação e inteligência com que soube expressar sua opinião, mesmo que em partes, diferente da minha, mas com toda educação de uma pessoa de bem.
Exemplos como o seu devem ser seguidos, principalmente por aqueles frustrados e contra tudo e todos que somente sabem criticar e nunca são capazes de educadamente sugerir alternativas construtivas. Se nos respeitassemos mais, contruiríamos uma nação melhor.
Marcio
11/08/2011 14:36
Hoje querem aumetar o numero de vereadores,
daqui a pouco o numero de deputados estaduais e ferederais.

Não precisamos de mais parlamentares.
precisamos de representatividade e principalmente, quailidade e pessoas comprometidas com a comunidades.

precisamos é do voto distrital.
Marcio José
11/08/2011 10:58
Caro Sr. Alceu,
Vale lembrar que as chamadas "lideranças comunitárias", são formadas principalmente pelos presidentes das associações de moradores e lideres do OP, pessoas que tem sim interesse no aumento no números de vagas, pois dessa forma, terão mais chances de eleger nas próximas eleições. Vejamos o que diz parte da matéria publicada: ?Entre os discursantes estavam representantes das Associações de Moradores do Santa Terezinha, Arraial, Figueira e Bateias? , curiosamente, essas vagas são ocupadas por ?afilhados? do PT e seus ?amigos?.
O Sr. Ricardo, deu a seguinte sugestão: ?Caso essa proposta seja aprovada, seria interessante o Cruzeiro do Vale publicar os nomes dos que votaram favoráveis a ela, para que não recebam nenhum voto dos gasparenses na próxima eleição.?, sugiro que o jornal Cruzeiro do Vale, publique também, o nome dos representadas das Associações de Moradores e entidades de Classe que apóiam esse aumento,
Sr. Alceu, o Sr que me desculpe, mais não cabe aqui, nós contribuintes, analisarmos o trabalhos entidades, ACIG, AMPE, CDL, pois, de certa forma, elas não representam o povo de Gaspar, e sim os empresários da Cidade. Mais CABE A ELAS SIM, fiscalizar o uso do dinheiro público, pois elas representam os geradores de emprego e a maior fonte arrecadadora de impostos da Cidade.
Felipe
10/08/2011 16:25
Concordo totalmente com o Ricardo. Chega de falar em aumento de vereadores, é NÃO e pronto.

Sr. Alceu, deixe claro suas intenções em concorrer aos legislativo ano que vem, e para com essa histórinha de que o povo precisa saber e bla bla bla... És a favor do aumento, porque fica mais fácil ser eleito e mamar na teta da prefeitura, como todos os outros, ou estou errado?

Alceu pra vereador galera, fiquem atentos pra dizer NÃO a ele também.
Maizena
10/08/2011 13:42
Esse puxa saco de ordem maior, Alceu, antes outros nomes, deveria trabalhar, pois pagamos o seu salário. Ao invés de ficar toda hora puxando o saco do prefeito para garantir sua teta, e defender esse ridículo aumento de vereadores, ja que o mesmo ja disse que quer ser candidato. Por isso tem a cara de pau de defender o aumento. Ele como tesoureiro da prefeitura da um bom exemplo.

Que vergonha. Culpa do prefeito que nomeia esse tipo de gente.
Nas eleições vamos lembrar de vc Sr. Alceu.

Acorda Gaspar
ALCEU TORRES JR
10/08/2011 12:21
Parabenizo a comunidade, lideranças comunitárias e políticas que compareceram e sem receio foram incisivos em afirmar que (na maioria), são a favor de maior numero de representantes no legislativo.
Bem colocado, por alguns, quando lembraram que temos em Gaspar, pelo menos 126 líderes comunitários que precisam de mais vereadores para representa-los com maior força e maior acesso junto ao executivo, legislativo e judiciário. Oportunamente, sugiro que se faça uma enquete, também, para se saber como a comunidade avalia os traalhos das entidades, ACIG, AMPE, CDL, etc. bem como, se sabem para que serve. É sempre importante se esclarecer para que serve um vereador, um sindicato, e as inúmeras entidades que direta ou indiretamente representam o povo, para a partir daí, se avaliar seus compromissos (obrigações), sua real necessidade, ampliação, redução ou extinsão.
Ricardo
10/08/2011 12:20
Isso é um absurdo. Nossos vereadores já não tem muito o que fazer, e ainda querem criar mais vagas? Caso essa proposta seja aprovada, seria interessante o Cruzeiro do Vale publicar os nomes dos que votaram favoraveis a ela, para que não recebam nenhum voto dos gasparenses na próxima eleição.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.