Como o seu vereador está trabalhando? - Jornal Cruzeiro do Vale

Como o seu vereador está trabalhando?

20/07/2011

Da Redação
Por Fernanda Pereira


As discussões sobre o aumento do número de vereadores nas próximas eleições têm se debatido em torno de uma importante questão: a atuação dos atuais legisladores. Para os líderes empresariais e representantes das entidades de classe, é preciso aumentar a qualidade dos vereadores e não a quantidade.
Diante das polêmicas geradas em torno das discussões, a equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale fez um levantamento, com base nas informações disponibilizadas através do site da Câmara de Vereadores, sobre a atuação de cada vereador no primeiro semestre deste ano.

Ao todo, os dez vereadores da cidade e os dois suplentes que assumiram neste primeiro semestre do ano de 2011 elaboraram 263 Indicações, 142 Requerimentos, 90 Moções e 33 Projetos de Lei durante os seis primeiros meses do ano.

Segundo a procuradoria jurídica da Câmara, as Indicações são a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público aos poderes competentes. Entre os vereadores que mais apresentaram Indicações estão Rodrigo Althoff, PV, com 59 proposituras, seguido de Luis Carlos Spengler Filho, PP, com 40, e Raul Schiller, com 34 Indicações.

Os Requerimentos, segundo a procuradoria, são a proposição dirigida à Mesa ou ao Presidente da Casa, por qualquer vereador ou comissão, sobre matéria de competência da Câmara Municipal. Geralmente o requerimento se destina ao Executivo solicitando que envie à Câmara documentos ou informações sobre qualquer assunto de interesse público. O vereador que mais apresentou Requerimentos foi também Rodrigo Althoff, com 34, seguido de Lu, com 23, e Claudionor da Cruz e Souza, PSDB, com 17.
Entre os vereadores que mais apresentaram Moções estão o petista Jorge Luis Wiltuschnig, o peemedebista Kleber Wan-Dall e o pepista José Hilário Melato, com 12, 11 e 11 recomendações de Moções, respectivamente. As Moções são a proposição em que é sugerida a manifestação da Câmara sobre determinado assunto, apelando, aplaudindo ou protestando.

Os Projetos de Lei, que são projetos de propostas para leis que irão reger a conduta do município e dos munícipes, foram poucos, apenas 33 em um semestre inteiro, sendo que destes, 14 foram apenas para nomear ruas. Os vereadores que mais elaboraram Projetos de Lei foram o petista Amarildo Rampelotti, o pepista Luis Carlos Spengler e o verde Rodrigo Althoff, todos com sete projetos cada.

Sessões

Os trabalhos da Câmara iniciaram no mês de fevereiro e se encerraram em 30 de junho. Neste período foram realizadas 35 sessões, sendo 27 ordinárias, três extraordinárias, três sessões solenes, e duas sessões itinerantes, realizadas nos bairros.

Funções de um vereador

O vereador é o representante do povo. No exercício desta função, é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência e analisa e aprova as leis que são de competência do Executivo.
Para fazer as leis, o vereador elabora e redige os projetos através de uma assessoria, apresentando-os em Plenário.

Confira no quadro abaixo a atuação de cada vereador neste semestre de 2011

Vereador Indicações Req. Moções PL
Antônio Dalsóquio       11 03 10 01
Celso Oliveira* 11 11 04 00
Claudionor Cruz e Souza 09 17 06 03 da mesa
Joceli Capos Lucinda 19 08 01 01
Jorge Luis Wiltuschnig 05 01 12 01
Amarildo Rampelotti 04 02 10 07
José Hilário Melato 41 06 11 01
Kleber Wan-Dall 17 14 11 02
Laércio Krauss** 13 14 03 00
Luis Carlos Spengler 40 23 08 07
Raul Schiller 34 09 05 03
Rodrigo Althoff 59 34 09 07


*Os vereador Rauls e Kleber estiveram algumas semanas afastados para dar lugar ao vereador suplente Celso Oliveira
**O vereador Joceli Campos Lucinda esteve fora por algumas semanas para dar lugar ao vereador suplente Laércio Krauss

 

Edição 1311

_________________________________________________________

Da Redação
Por Fernanda Pereira


As discussões sobre o aumento do número de vereadores nas próximas eleições têm se debatido em torno de uma importante questão: a atuação dos atuais legisladores. Para os líderes empresariais e representantes das entidades de classe, é preciso aumentar a qualidade dos vereadores e não a quantidade.
Diante das polêmicas geradas em torno das discussões, a equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale fez um levantamento, com base nas informações disponibilizadas através do site da Câmara de Vereadores, sobre a atuação de cada vereador no primeiro semestre deste ano. Ao todo, os dez vereadores da cidade e os dois suplentes que assumiram neste primeiro semestre elaboraram 263 Indicações, 142 Requerimentos, 90 Moções e 33 Projetos de Lei durante os seis primeiros meses de 2011.

As Indicações são a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público aos poderes competentes. Entre os vereadores que mais apresentaram Indicações estão Rodrigo Althoff, PV, com 59 proposituras, seguido de Luis Carlos Spengler Filho, PP, com 40, e Raul Schiller, com 34 Indicações.
Os Requerimentos são a proposição dirigida à Mesa ou ao Presidente da Casa, por qualquer vereador ou comissão, sobre matéria de competência da Câmara Municipal. O vereador que mais apresentou Requerimentos foi também Rodrigo Althoff, com 34, seguido de Lu, com 23, e Claudionor da Cruz e Souza, PSDB, com 17.

Entre os vereadores que mais apresentaram Moções estão o petista Jorge Luis Wiltuschnig, o peemedebista Kleber Wan-Dall e o pepista José Hilário Melato, com 12, 11 e 11 recomendações de Moções, respectivamente. As Moções são a proposição em que é sugerida a manifestação da Câmara sobre determinado assunto, apelando, aplaudindo ou protestando.

Os Projetos de Lei, que são projetos de propostas para leis que irão reger a conduta do município e dos munícipes, foram poucos, apenas 33 em um semestre inteiro, sendo que destes, 14 foram apenas para nomear ruas. Os vereadores que mais elaboraram Projetos de Lei foram o petista Amarildo Rampelotti, o pepista Luis Carlos Spengler e o verde Rodrigo Althoff, com sete projetos cada.


Os trabalhos da Câmara iniciaram no mês de fevereiro e se encerraram em 30 de junho. Neste período foram realizadas 35 sessões, sendo 27 ordinárias, três extraordinárias, três sessões solenes, e duas sessões itinerantes, realizadas nos bairros.

VEJA NA EDIÇÃO DO CRUZEIRO DO VALE DESTA SEXTA-FEIRA A ATUAÇÃO DDETALHADA DO SEU VEREADOR.

Comentários

Miguel
21/07/2011 21:54
Parabéns aos vereadores que mais trabalharam. Como não participo, reconheço este trabalho.
Tb parabenizo O Vereador Kleber e Rodrigo por votarem para manter 10 vereadores e que cobrem do prefeito Nada Faz Zuchi, que mande embora metade dos cargos (tetas) comicionados que ele criou e contratou.

isso daria mais obras.

GASPAR ABANDONADA - CENTRO UM CANTEIRO DE FANTASIAS.
Diana
21/07/2011 20:27
Por que nossos caros vereadores,ao invés de quer aumentar o número de vereadores,não criam uma lei que transforme o mandato de vereador em cargo único,que ao serem eleitos eles se dediquem apenas ao cargo de vereador e não que trabalhem em seus respectivos empregos e só façam um extra como vereador.Assim teriam tempo para trabalhar para o munícipio em tempo integral e façam por merecer seu salário e não teriam tempo par ficar contando cadeiras na camara.Vamos trabalhar sério cambada.
cleber Sidney Reinert
21/07/2011 08:30
É não é facil,uma cidade pequena como nossa com tantos problemas, em vez dos vereadores perderem seu tempo discultindo quantos vereadores a cidade tem que ter,porque não vão resolver os problemas que população ta enfrentando. vereadores tem que ser 10 ta mais que bom tem vereador querendo 15 estão é doido. Ex Bairro Sta Terezinha estão fazendo obra de drenagem na realidade os moradores daqui estão vendendo seus veiculos e coprando carroça porque só de carroça pra andar aqui,dizem pra população ter paciensia estamos tendo e bastanta só que da maneira que estão deixando o calçamento serviço de porco. Ai digo cade seu Amarildo Rampelote vereador do bairro,que faz uns 60 dias que estão fazendo obra e ele sumiu ninguem ver,ainda ele, é um que quer 15 vereadores vão criar vergonha na cara e arruma que fazer. ACORDA GASPAR TA MAIS QUE NA ORA SANGUESULGAS CHEGA VAMOS DAR UM BASTA A ESSAS BRIGUINHAS DE PARTIDOS E ESCOLHER GENTE COPETENTE E 10 VEREADORES COPETENTES CONSEGUI SIM FISCALIZAR NOSSA CIDADE.
tiago
21/07/2011 08:14
Acho que todos vereadores e demais, deveriam bater cartão ponto e
ser registrado oque "fizeram para o povo" nada....
Evanir de Castilhos
20/07/2011 20:45
Sobre o assunto Vereadores, seus salários e recesso, não vejo nada de diferente das vergonhas nacionais as quais estamos acostumados a ver. Há um tempo, aqui em Gaspar, muito se ouvia dos vereadores, nem que fosse para fazer oposição ao governo. Hoje, entretanto, nem isso se vê. Se fôssemos simplificar a atitude dos vereadores atuais, diríamos que eles parecem "água morna". Faltam-lhes atitude, posicionamento, coragem e trabalho. Senti vergonha de ser gasparense, hoje, quando li um jornal de circulação no estado: aqui os nobres vereadores têm 78 dias de recesso. Alguém sabe me explicar o motivo? Sempre fui contra a quem diz que não vota para vereadores..... hoje, já revi meu pensamento. Sou favorável a que eles não tenham salário. Coitados!
Sem contar a falta de competência para tanto. Falam mal, seus discursos são escritos por alguma secretária, mal sabem o que dizem.
Aumentar a quantidade de vereadores em Gaspar? Para quê? Será que o povo não acorda nunca? Onde vamos parar?
Nossa cidade anda largada às traças e o que faz a Câmara, nossa casa de leis? Cadê a fiscalização ao executivo?
Está na hora de acontecer alguma coisa....

ALCEU TORRES JR.
20/07/2011 17:12
Entendo que, indicações, todos nós cidadãos e contribuintes podemos fazer, de forma pessoal, telefônica, direta, indireta, cada vez que detectamos alguma deficiência nos orgãos de saúde, educação, obras, falta de bocas de lobo, ponto de ônibus, falta de iluminação, calçamentos, etc.. embora , não deixa de ser ação importante do legislativo também, mas cabe lembrar que a função típica e primordial da Câmara e por consequência do vereador é a legislativa, por isso, compete ao bom vereador a elaboração de Projetos de Lei que influenciem diretamente a Lei Orgânica Municipal, e que tenha a aprovação da maioria simples na Câmara e a Sanção do Prefeito, além da devida publicação no Diário Oficial. Ex. Projeto de Lei Municipal que Obriga os Estabelecimentos Comerciais e Similares a fixar em local visível informações sobre crimes praticados contra o menor, bem como, quais penalidades aos infratores...
Para isso, entendemos que se faz necessária uma atuação bem mais determinada, ativa e participativa do vereador, pois, depende da capacidade do eleito, em executar estudos mais minuciosos e precisos sobre os impactos que o projeto de Lei vai causar à sociedade e aos munícipes. Acima de tudo está nossa responsabilidade em quando votar, saber escolher os mais dinâmicos e realmente comprometidos com a comunidade.
Rodrigo Junkes
20/07/2011 17:06
Além da tabelinha é importante um breve resumo do que de importante fizeram/conseguiram/conquistaram. Dar nome à ruas, definir datas comemorativas entre outras ações deste tipo não passa de mera estatística para promoção na próxima eleição.
Joel
20/07/2011 12:23
Esses o que mais trabalham. Sugiro o Cruzeiro fazer uma tabelinha com o trabalho de toeos. Acho que teve vereador que nada fez.
Felipe Costa
20/07/2011 11:27
Essa é a realidade brasileira, onde temos um Deputado famoso (Tiririca), que até agora, encaminhou apenas 3 projetos para camara, sendo um deles o Bolsa Analfabeto, que visa pagar um salário mínimo mensal aos analfabetos do brasil. Sabem quanto ele recebe por mês, incluindo salario, ajudas de custos e demais verbas, R$ 114.565,00. Bom né?

Uma sessão por semana é muito pouco!

Se os vereadores de Gaspar trabalhassem por hora, com cartão ponto batido e metas a cumprir, podendo ser demitidos caso não façam seu trabalho direito, a realidade seria outra? Com certeza.
Vamos trabalhar cambada!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.