O que dizem de Gaspar por aí?
Por Júlia Schäfer Dourado
Como manter amizades à distância, discutir sobre artistas preferidos, compartilhar fotos e vídeos e ainda, quem sabe, tornar públicos seus próprios pensamentos? Hoje tudo isto é possível desde que se tenha um computador, tablet ou celular com acesso à internet. Através das mais variadas redes sociais, é possível realizar todas estas atividades de forma fácil e ágil. (Veja a coluna ao lado para ter mais informações sobre as mais conhecidas e acessadas no Brasil).
Gaspar e seus moradores também estão entre aqueles que fazem parte deste mundo virtual, repleto de possibilidades de interação. O site de relacionamentos Orkut é a rede social mais forte no Brasil, e em Gaspar não poderia ser diferente. Esta preferência foi comprovada através de pesquisa realizada pela equipe do Cruzeiro do Vale através do Google Docs, site que possibilita a hospedagem de pesquisas a serem respondidas por internautas.
É no Orkut que, através de comunidades que falam sobre a cidade e seus bairros, os gasparenses dão sua opinião e se manifestam sobre os mais diversos assuntos.
Em uma análise de sete comunidades do Orkut relacionadas ao município de Gaspar, a equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale pode constatar que os munícipes não participam de forma ativa no que diz respeito aos assuntos da cidade.
Um exemplo é a comunidade cujo nome é apenas ?Gaspar?, que possui um total de 3.349 membros porém tem apenas 17 tópicos de discussões, dos quais apenas dois são relacionadas ao Clube Atlético Tupi e um à Prefeitura da cidade, sendo que os tópicos ficaram sem resposta ou foram respondidos pelas mesmas pessoas que os criaram.
Já a comunidade ?Eu amo a cidade de Gaspar?, que possui 185 membros, tem cinco de suas discussões respondidas, sobre catástrofe de novembro de 2008, a cidade, o hino e a profissão de quem está na comunidade, além do tópico mais respondido, que pergunta em que local da cidade o usuário mora. Ao contrário desta, a comunidade ?Eu adoro morar em Gaspar?, de apenas 20 membros, não tem sequer um tópico respondido.
Quanto aos bairros, a comunidade que fala sobre a localidade Coloninha possui 226 usuários e apenas um tópico respondido. Dos 18 tópicos que foram criados na comunidade ?Gaspar Alto? apenas um foi respondido, sendo que não é relacionado ao município. Também apenas uma discussão foi respondida por um usuário que não tenha sido a criadora na comunidade ?Margem Esquerda ? M. E.? que possui 438 membros, cujo questionamento é: em qual rua você mora? ?Eu moro (morei) na Lagoa? é mais uma comunidade que repete o número de um tópico respondido, desta vez, a pergunta é: você gosta deste lugar?
Apesar de não ser a comunidade em que há o maior número de pessoas, um total de 428 membros, a maior interatividade ocorre na comunidade ?Bela Vista - Gaspar?, que conta com quatro tópicos respondidos.
Em todas as comunidades analisadas, apenas as do Bela Vista e da Margem Esquerda fazem algum tipo de análise sobre a administração pública ou problemas da localidade, como no caso do Bela Vista, onde um antigo tópico do ano de 2007 aborda sobre um dos maiores problemas que até hoje aflige a localidade: a reforma do ginásio de esportes.
Pesquisa
Para saber mais sobre o perfil do gasparense nas redes sociais, o Jornal Cruzeiro do Vale realizou uma pesquisa através do Google Docs, site que hospeda documentos e pesquisas na internet, que foi respondida por 54 internautas. Destes número, 49 fazem parte do Orkut, 47 possuem perfil na rede de microblog Twitter, 40 estão presentes no Facebook, 8 no Formspring e apenas três no Myspace.
Laura Seligman, professora, jornalista e Mestra em Educação, leciona a disciplina de jornalismo online na Universidade do Vale do Itajaí e afirma que no Brasil o site de relacionamentos Orkut é a mais forte das redes sociais, embora o Facebook seja o grande fenômeno mundial e também a rede de maior interatividade. ?Ele se comunica e se integra com grandes redes de e-mail e com outras redes sociais, além de ferramentas que se aplicam a várias plataformas?.
A presença da Prefeitura Municipal de Gaspar no mundo virtual resume-se ao site do município e a um perfil do twitter, alimentado por profissionais da assessoria de comunicação da administração pública. De acordo com a Diretora de Comunicação Elizabeth Tomé, a divulgação das notícias publicadas no site por meio do twitter ajuda o site de Gaspar a ter um grande número de acessos. ?Temos uma média mensal de 20 mil acessos e uma média semanal de aproximadamente 15 novos seguidores?.
A diretora comenta ainda que o microblog é uma alternativa para divulgar os assuntos da cidade na internet, principalmente para os jovens que, segundo ela, são um público diferente daqueles que procuram as notícias em rádios e jornais. Quanto à interatividade, Elizabeth afirma que procura ?sempre responder as dúvidas das pessoas que nos procuram, tanto pelo twitter como também pelo link contato, no site institucional da Prefeitura?.
As redes sociais podem ser utilizadas de diferentes formas, dependendo do interesse de quem é dono da página. Os usuários não são apenas pessoas que buscam contato com conhecidos, mas também empresas que desejam divulgar seus produtos e se pôr à disposição para sanar dúvidas, organizações que pretendem disseminar a bandeira pela qual lutam e também diversos setores da administração pública em nível municipal, estadual e nacional.
Na pesquisa, 53,7% de 54 pessoas afirmaram que acreditam que a prefeitura deveria estar presente em mais redes sociais, ir além de trabalhar apenas com o site e o twitter. A professora Laura Seligman comenta que apesar de muitos ainda desconsiderarem o poder de novas mídias, não há vida pública bem divulgada para quem está fora delas. ?No caso de um município, é um inédito feedback que os cidadãos e até os turistas podem dar instantaneamente sobre o que viram ou viveram. Mais do que isso, é importante que gestores públicos municipais tomem a frente e criem perfis e páginas nas redes sociais para divulgar o que têm de melhor e ainda apagar possíveis ?incêndios?, como acidentes, reclamações etc?.
A Pesquisa
Seis perguntas de múltipla escolha e uma aberta, que abordaram diversos aspectos do comportamento e participação dos gasparenses nas redes sociais integraram a pesquisa realizada pela equipe do Cruzeiro do Vale. Para que apenas pessoas que estão presentes em alguma destas respondessem, o questionário foi divulgado através das próprias redes sociais, neste caso, twitter e facebook. Ao todo, 54 pessoas responderam ao formulário nas 24 horas em que ele esteve disponível. Além das questões já abordadas na reportagem, foi perguntado também se costumam comentar sobre eventos e sobre a cidade. A pesquisa na íntegra pode ser vista no site do Jornal Cruzeiro do Vale.
Quanto aos assuntos mais comentados sobre Gaspar nas redes sociais, os internautas puderam responder de maneira livre, em um espaço em aberto. Os temas mais lembrados foram o trânsito, apontado por 18 pessoas e política, com 12 indicações. Obras e eventos culturais também vieram à mente dos gasparenses, com seis e cinco apontamentos, respecitvamente. Sete pessoas afirmaram não acompanhar o que é discutido e onze preferiram não responder.
Conectados
As redes sociais podem ser descritas como sites em é possível criar uma relação entre os usuários por meio de um computador. Geralmente esta relação ocorre por interesse mútuo ou afinidade, sendo que a rede pode ser de relacionamento pessoal ou profissional. Desta forma, o usuário cria conexões e também sua própria rede de amigos e contatos profissionais. Além disso, as redes sociais proporcionam interação entre usuários, compartilhamento de imagens, vídeos e outras informações.
Facebook
O Facebook conta com 500 milhões de usuários ativos. A página inicial é alimentada por atualizações feitas por amigos e outras páginas que o usuário ?curte?, e o perfil é o local em que ele informa os dados pessoais. A interação pode acontecer pelo chat, mensagens pessoais, postagens do ?Mural? e atualizações de status.
Orkut
O Orkut permite que se ?fale? com todos os amigos que o usuário tem adicionado ou com grupos separados, sendo que o próprio dono do perfil escolhe quem pode ver o que. A interatividade fica por conta do chat, de scraps e de comentários feitos entre usuários. Destaque para as comunidades, em que acontece a união de pessoas que têm um determinado gosto ou interesse em comum.
Twitter
?O que está acontecendo?? é a pergunta que deve ser respondida por quem tem conta nesta rede social. O twitter é uma rede de microblogging em que cada um publica pensamentos e informações em frases que são postadas instantaneamente, desde que não ultrapassem um limite de 140 caracteres por postagem. As postagens (tweets), podem ser re-postadas (retweet) por outros usuários, ou então respondidas, além de existir a possibilidade de se comunicar por mensagens pessoais privadas.
Myspace
Tem um foco maior na parte musical. O número de usuários brasileiros chegou, no ano passado, a 2,5 milhões. Há a possibilidade de conectar outras redes sociais ao Myspace, como o Facebook e o Twitter. É possível compartilhar músicas e listas de reprodução por meio desta rede
Formspring
É um local em que, anonimamente ou com uma conta, a pessoa consegue fazer perguntas que desejar para algum usuário, que pode responder ou não a pergunta.
edição 1254
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).